Bom dia!
Estou elaborando um projeto de estrutura metálica com as dimensões de 30×24 com pé direito de 7m e pórticos com distancia entre eles de 6 mts e ele será fechado em bloco de concreto (espessura 10cm), tendo abertura total em um lado, sendo esta na maior dimensão (30 mts).
O cliente já comprou o material (sugerido pelo executor) antes de eu elaborar o projeto, e ele considerou os pilares feitos com o perfil US (simples).
Os perfis comprado foram:
1) US 127x50x3.04
2) US 120x40x3.04
3) UE 100x50x17x2.65
Gostaria de saber:
a) Os pilares de perfil metálico podem ser concretado, se sim. Como posso lançar no Cype para o calculo?
b) Teria dentro do módulo dos cursos, exemplo de como lançar as cargas de vento neste caso, pois vc. no seu exemplo as cargas são lançadas em planos e como galpão somente fechado com chapas e travamentos com perfis.
c) Como poço lançar as cargas de paredes no Cype para o dimensionamento das fundações.
a) Os pilares de perfil metálico podem ser concretado, se sim. Como posso lançar no Cype para o calculo?
Você acaba ficando um pouco limitado pelo que o software oferece, porem ele permite sim o dimensionamento de uma seção mista, na hora de lançar, vai em pilar e seção mista, configura uma seção conforme você necessita.
b) Teria dentro do módulo dos cursos, exemplo de como lançar as cargas de vento neste caso, pois vc. no seu exemplo as cargas são lançadas em planos e como galpão somente fechado com chapas e travamentos com perfis.
Nesse casso você pode inverter o direcionamento dos panos para ficarem perpendiculares aos pilares, de forma que esse carregamento do vento irá ser distribuidos nos pilares. *fique atento as questões construtivas relacionadas a alvenaria de vedação, possívelmente essa parede irá precisar de travamentos pelo tamanho dos panos 6×7.
c) Como poço lançar as cargas de paredes no Cype para o dimensionamento das fundações.
No caso você pode realizar uma viga de concreto no nível 0.00, se conectando aos apoios, sobre essa viga lança o carregamento normalmente.
Boa tarde! Tenho algumas dúvidas:
• Está aparecendo esforço de torção no pilar do pórtico, o que na pratica acredito que não ocorra. Acredito que é devido às terças estarem posicionadas na face externa dos pilares. Com isso o pilar não passa na verificação da interação dos esforços. Há uma forma de contornar isso ao invés de simplesmente trocar o perfil e aumentar o peso da obra (que é significativo)?
• Quando vamos até a opção para verificar os esforços podemos marcar 3 tipos de flecha. Em “x” e “y”, ok, mas qual a diferença dessas para a opção apenas “Flecha”?
• Ao verificar o dimensionamento das terças de fechamento lateral o software mostra que o esforço é gerado devido a uma combinação de ações permante+sobrecarga+vento (1.25PP+1.25telha+1.2SC+Vento ). Porém não foi lançado qualquer sobrecarga no pano do fechamento lateral, apenas na cobertura. Já achei isso estranho e ainda o fato de combinar ação vertical com ação horizontal para a verificação de momento (no caso) no sentido gravitacional. Por que isso ocorre?
• Ao verificar a envoltória de esforços de uma barra, além do esforço máxima apresentado, por exemplo, momento fletor, preciso obter o conjunto de esforços que atuam simultaneamente com esse esforço máximo da elvoltória, como fazer isso sem ter que olhar combinação por combinação?
• Qual a diferença de nó com dimensões infinita e finita ?
• O Cype faz distinção das ações permanente e sobrecarga quanto as projeções nas barras visto que ações de sobrecargar tem projeção horizontal ?
• Quando uma viga se apoia sobre outra, como indicar ao programa qual é a suporte e a suportada ?
• No caso da treliça não se apoiar na coluna do oitão mas a coluna do oitão transmitir as ações horizontais do vento para o contraventamento (mão francesa no caso) como modelar esse nó para que apenas essa ação horinzontal seja transmitida para o banzo inferior da tesoura ?
• Para as barras que só trabalham a tração na estrutura como é o caso das diagonais dos contraventamentos, como fazer o software entender isso para a barra passar no limite de esbeltez e deformação?
1 – Da uma verificada no lançamento, tenta rotular a extremidade do pilar que ai você isola os esforços de momento, verifica se a torção vai continuar.
2 – no caso a F ele vai tender a pegar sempre o pior caso de deslocamento.
3 -Justamente por conta das combinações configuradas padrão de acordo com a norma selecionada, ele sempre vai pegar o pior caso possível, mesmo que apareceça na combinação o SC, quando ele é realizada a equaçãoC ele vai subistituir essa variante SC por 0, assim anulando a SC na combinação.
4 – Na caixa de Esfoços tem a opção Diagrama e Envoltórias, só selecionar envoltórias ele vai pegar os dois valores extremos, maior e menor de acordo com esfoço selecionado para exibir.
5 – Ao considerar dimensão finitas nos nós , vc faz uma análise secundária das ligações, por que irá considerar os comprimentos eláticos das barras que chegam nele.
6 – Desde que você separe ele ná hipótese sim.
7 – A barra com menor deslocamento sempre vai apoiar a com maior deslocamento, é uma questão de concepção.
8 – para lançar somente essa carga você pode excluir a carga distribuida e botar uma carga pontual no nó , configurando sentido e intensidade, tem que ser feito de forma manual até o lançamento no software, desconheço outra maneira.
9 – A forma mais correta é você lançar ela como tirante, porem nesses caso vc tem que cumprir algumas exigências para esse tipo de lançamento, mas uma forma alternativa é você considerar comprimento de flambagem 0 , rotular extremidades, tirar peso proprio e desativar cargas superficiais, mas tome cuidado com esse tipo de análise por que vc pode dar uma resistência a compressão para uma barra que ela na realidade não tem…
Bom dia ! Primeiro quero agradecer as respostas e toda a atenção dada até aqui.
Professor, referente a resposta 4: Na verdade minha dúvida é a seguinte. Exemplo: Eu peço para ver a envoltória de momento fletor de uma barra específica. Porém, esse momento fletor máximo não ocorre simultaneamente com a cortante e a normal máxima apresentada na envoltória dessa barra, ou seja, o momento fletor é máximo mas os outros esforços que ocorrente simultâneamente com esse momento fletor em específico não são máximos. Qual a forma mais prática para se obter a normal e cortante que agem simultaneamente com o momento fletor máximo apresentado na envoltória ?
Boa noite, já criei algumas vistas para impressão e deu tudo ok. porém estou tentando criar vistas frontais e laterais e está aparecendo alguns nós, poderia ,e ajudar?
Boa tarde, estou cursando a aula prática numero 30 de galpão com mezanino, porém não estou conseguindo calcular a estrutura devido ao seguinte erro “Uma diagonal não pode ter nós intermediários” como eu faço pra solucionar esse problema ?
Thiago, no caso vc tem que apagar todas os nós que tem nos elementos de contraventamento, note que na sua imagem eles estão uma amarelo engrito, é preciso que eles estejem amarelo sem ser negrito.
Para talvez para facilitar, você pode ativar a opção mostrar ou ocultar incidência de erros, va na barra superior > calcular> mostrar/olcultar incidência de erro, vc irá conseguir identificar melhor onde esta o erro nesse caso.
Olá! Na aula sobre flechas limite das tesouras, foi dito que seria necessário o banzo inferior estar no mesmo grupo de flechas, porém, no meu projeto não está. Ao colocar para criar grupo de flechas, aparece a mensagem: ” Já existe um grupo de flecha equivalente”. Como colocá-las em um mesmo grupo? Obrigado!
olá estou com dificuldade, após a criação da grelha, a mesma aparece no plano de fundo mas as linha ficam tracejadas e não consigo copiar a modelagem para os demais planos, o que devo fazer ?
Rogério, tenta ativar a opção Linhas de Referências, fica no seguinte caminho – Barra superior vai em PLANOS>REFERÊNCIAS>LINHAS DE REFERÊNCIA ( certifique que as caixas paralelas a x, paralelas a y e paralelas a z estão marcadas).
Possívelmente é por que você não esta conseguindo um ponto de referencia… se mesmo assim voce não estiver conseguindo, certifique-se se a opção referencia a objetos (F2) esta atíva, ela normalmente se encontra na parte superior direita da barra de tarefas, logo após a lupa, se caso essa opçao estiver desabilitada, tenta habilitar, ao lado dela tb tem uma opção que pode ser bem util que é “Permitir cotar ao introduzir qualquer elemento”, permite vc botar a distancia do elemento a ser introduzido.
Boa tarde! O meu projeto esta dando erro na hora de calcular! O erro é ” Esta etrutura é um mecanismo. Verifique os dados introduzidos.”
Quando eu encontro um erro e soluciono, aparece o erro em outra coordenada.
No caso essa coordenada indica onde esta havendo o deslocamento causado por uma hipoestática, não necessáriamente o problema vai nessa coordenada.
Com base no nosso curso existe uma grande possíbilidade que este erro esteja dando por conta das terças que se apoiam sobra o banzo superior, por conta da sua inclinação, certifique-se que as vinculações estão como semi engaste 0.2, caso o erro persista mande uma imagem do modelo para que a gente possa estar analisando de uma forma mais global, por que se não for as terças possívelmente deve ter sido algum erro de lançamento, pode não ter pego um nó certo ou até mesmo ter uma barra que deveria ser inteira esta secionada.
Bom dia. no curso do cype quando calculo a estrutura durante o calculo aparece uma mensagem , na diagonal nao pode ter nos intermédios, como faço para corrigir.
Geralmente quando temos essa situação, temos um ponto na estrutura que deve ser visto com muita atenção, por que ao fazer esse tipo de lançamento você esta tirando um dos princípios básicos de uma treliça, que é trabalhar somente a tração e compressão….
Ao fazer essa consideração, nesse trecho do banzo, você estará causando solicitantes novas, como flexão, flexotração e Flexocompressão, que iram levar a um dimensionamento de um perfil mais robusto para região… Levando essa informação em conta, a boa engenharia sugere que não faça isso, porem nada lhe impede….
Na ligação da chapa de base do curso o chumbador aparece com porca. No meu modelo ele aparece soldado e da erro nesta solda. Não localizei como mudar essa ligação para aparafusada. Poderia me indicar o caminho para alterar?
Nesse caso o erro esta acontecendo por que a garganta efetiva da solda, por conta das dimensões dos elementos, é de 6mm, basta você ir na configuração de dimensão de solda e aumentar para 6mm.
Para você alterar para porca vai no menu superior obra>dados gerais> ligações > opção > placa de ancoragem> ancoragem chumbador-placa ai você define o estilo de ligação.
Boa noite. No curso do Cype estou na Aula 30 onde iremos calcular a estrutura. Durante o processamento da estrutura me apareceram duas mensagens. A primeira fala sobre rotação em torno do eixo X no no do topo do pilar centra da frente do galpão. A mensagem seguinte parece ser consequência do primeiro problema. Anexo o print da tela. Mudei o nó do banzo inferior que se apoia sobre o pilar central para semi rigido=0,200 e o erro passou para a tesoura do fundo na mesma posição. Fiz a mesma coisa e o erro desapareceu. Posso deixar estes nós deste jeito ou devo tomar outra providencia?
Elisio Barbosa
Então, no caso sugiro que você verifiquei o lançamento, verifique se existe algum no da terça lançado como totalmente rotulado também é importante seguir o procedimento ensinado no curso.
boa noite, estou modelando um galpão só que não tem fechamento lateral é bloco nos 4 lados dele, coloco o vento só na cobertura ou nas paredes também ?
Você deve considerar o vento na lateral do galão, sempre que você tem um elemento de fechamento na lateral, este elemento sendo capaz de criar uma barreira no fluxo do vento, esse carregamento deve ser considerado na estrutura…
No caso da parede o que vai causar maior diferenciação é a consideração dela… que normativamente é considerada como impermeável, influencia no CPI.
Esse erro é quando temos uma estrutura alguma barra da nossa estrutura em condição hipostática…
Se você seguiu toda orientação do curso e mesmo assim esta dando essa mensagem, possivelmente tenha algum errinho de lançamento, como nó desencontrado, diversas coisas…
Poderia por gentileza me enviar um print do lançamento da sua estrutura, talvez consiga te ajudar!
na aula 25 do modulo pratico, fala sobre grupo de flechas o professor faz a verificação e no dele os banzos inferiores estao no mesmo grupo de flecha de extremidade à extremidade, no meu os banzos inferiores estao varios grupos de nó a nó, como faço para coloca-los no mesmo grupo de flecha ?
Nesse caso pode ir na barra superior, janela barra, comando criar grupo de flecha e definir de que nó a que nó você quer criar esse grupo.
Se for fazer análise de elementos bia apoiados, deve utilizar análise secante, se for fazer verificação de elementos em balanço deve utilizar análise por tangente referenciado pelo nó de engaste “fixo”.
Boa noite, Professor.
Quando rodo a estrutura está aparecendo esta mensagem: Uma das barras da estrutura não está vinculada corretamente nos seus extremos, ou seja, não é estável.
Fala ainda que o erro está nas coordenadas mostradas nas imagem.
Pergunta: Como jogar essas coordenadas no programa para achar o ponto em questão onde encontra-se o erro?
Boa noite na aula de galpão industrial na hora de calcular me apareceu esta mensagem, tem como fazer um filtro de seleção para achar o defeito na coordenada que ele me passa ?
Boa noite, intendo más não tem uma forma de encontrar o erro pela coordenada mencionada pelo programa de onde está o erro ? Porque estou com o galpão praticamente todo lançado
É bem complexo achar o erro por essa coordenada, por que muitas das vezes o problema problema é encontrado nessa coordenada, mas a causa do problema 99% das vezes não é nessa coordenada…
Observando sua estrutura nessa foto que você me mandou você chegou lançar os vínculos com exterior?
Outra coisa como estão os nós internos que ligam a terça no banzo da tesoura?
Boa noite, finalizei o curso agora e gostei bastante do conhecimento compartilhado. Mas senti falta de alguns conceitos para a locação dos elementos, como posicionamento dos tirantes de contraventamento, distância de um pilar para o outro, vigas e etc. Teria algum material pra indicar referente a isso?
Um tem dois materiais bacans, são eles Edifícios industriais em aço autor Bellei e o outro é Especificações para estruturas de aço de edifícios, autor Ivan Lippi.
Como coloco a imagem exportada em 3D no Autocad na prancha 2D? Porque quando copio e colo ele fica em “top” e só aparece a cobertura, quando mudo muda o restante do 2D também. Desde já, obrigado.
Módulo prático aula 21: Boa tarde, gostaria de entender o por que deo coeficiente de flambagem na direção xz ficou igual a 12, multiplicando a altura 6 pelo coeficiente 2 (que seria para barras em balanço) o qual não é o caso nesse exemplo.
Então, esse COF ficou como 2 por que não temos nenhum elemento realizando o travamento do topo do pilar no sentido do plano.
Caso A gente bote uma mão Francesa e contravento a terça nessa direção poderíamos reduzir esse cof para 1 se a ligação inferior fosse rotulada e 0,7 se continuasse engastada.
Módulo Prático- Aula 44 – Explorando e Comentando ligações.
Minhas ligações de engaste dos pilares com a fundação estão com um erro na placa de ancoragem. Apresenta que, na parte de soldura de pernos à placa de base, dizendo que a garganta efetiva é de 3mm, sendo que o mínimo é de 6 mm, não sei alterar esse valor, saberia responder?
Como faço para mudar o tipo de ligação da placa de ancoragem com os parafusos de ancoragem da fundação?? No meu projeto aparece soldado e quero mudar para igual o exemplo pratico, parafusado.
– Na Flambagem lateral, devo assumir B=1 para toda a estrutura?? (pilares e cobertura)?? Porque??
E qual a diferença entre flambagem e flambagem lateral?? devo assumir os mesmo valores para os dois?? e também devo atribuir em toda minha estrutura??
No caso da flambagem lateral, você considera 1 sempre que você tiver algum elemento fazendo ligação e Travando a mesa superior e inferior do perfil. ( ou dependendo da ligação que você fizer nas extremidades pode considerar outros cof.).
A diferença da flambagem para flambagem lateral é que a flambagem acontece em relação ao comprimento do elemento, ( quando você pega uma régua e comprime os dois lados dela, ela irar flambar para o lado eixo de menor inércia.) isso é o fenômeno de flambagem, o que limita muito uma peça a resistir a compressão.) Combate ela botando travamentos.( ou enrijecendo as ligações de extremidades)
“” “Flrambagem”
Já a flambagem lateral ocorre na seção transversal do elemento, é provocado pela compressão e tração nas mesas dos perfis, o que faz as mesas saírem do eixo do elemento. você combate ela botando nervuras ( ou enrijecendo as ligações de extremidades)
– No lançamento das cargas , vejo que vc lançou somente carga permanente e sobrecarga…. o peso próprio o sistema lança automático??
– Os nos da estrutura…quando que eu tenho que vincular interno? e quando que eu tenho que rotular???
As vigas do mezanino, vi que vc rotulou elas também…porque???
Todo carregamento de peso próprio das barras lançadas, são geradas automaticamente, existe a possibilidade de você desconsiderar esse carregamento para casos mais específicos, mas default do programa é já considerar o peso da barra lançada.
Em relação aos nós internos, isso vai estar relacionado a sua concepção, você sempre vai rotular o nó quando você quiser que ele não resista a momentos e engastar quando quiser que ele resista a momento… Quanto mais engastado sua estrutura, mas ela tende a ficar rígida, quanto mais rotulada, menos rígida ela fica…
Quando eu coloco para calcular a estruta aparece essa mensagem de erro. Aperto ignorar e depois o programa fecha. Poderia me ajudar. Acredito que eu tenha feito tudo igual as aulas até esse momento.
Qualquer tipo de ligação, minha sugestão é caso haja alguma ligação lançada apague e tente processar o projeto.
Atte
error: Alerta: Conteúdo protegido!!
Política de Privacidade
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis. Além de ajudar na implementação e controle de nossas campanhas de marketing.
Necessidade dos Cookies
O cookie é necessário e deve estar ativado o tempo todo para atuarmos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709/2018, é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais e que também altera os artigos 7º e 16 do Marco Civil da Internet.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.
92 Comentários
Bom dia!
Estou elaborando um projeto de estrutura metálica com as dimensões de 30×24 com pé direito de 7m e pórticos com distancia entre eles de 6 mts e ele será fechado em bloco de concreto (espessura 10cm), tendo abertura total em um lado, sendo esta na maior dimensão (30 mts).
O cliente já comprou o material (sugerido pelo executor) antes de eu elaborar o projeto, e ele considerou os pilares feitos com o perfil US (simples).
Os perfis comprado foram:
1) US 127x50x3.04
2) US 120x40x3.04
3) UE 100x50x17x2.65
Gostaria de saber:
a) Os pilares de perfil metálico podem ser concretado, se sim. Como posso lançar no Cype para o calculo?
b) Teria dentro do módulo dos cursos, exemplo de como lançar as cargas de vento neste caso, pois vc. no seu exemplo as cargas são lançadas em planos e como galpão somente fechado com chapas e travamentos com perfis.
c) Como poço lançar as cargas de paredes no Cype para o dimensionamento das fundações.
Desde já agradeço à atenção
Opa, tudo bem?
então vamlos lá
a) Os pilares de perfil metálico podem ser concretado, se sim. Como posso lançar no Cype para o calculo?
Você acaba ficando um pouco limitado pelo que o software oferece, porem ele permite sim o dimensionamento de uma seção mista, na hora de lançar, vai em pilar e seção mista, configura uma seção conforme você necessita.
b) Teria dentro do módulo dos cursos, exemplo de como lançar as cargas de vento neste caso, pois vc. no seu exemplo as cargas são lançadas em planos e como galpão somente fechado com chapas e travamentos com perfis.
Nesse casso você pode inverter o direcionamento dos panos para ficarem perpendiculares aos pilares, de forma que esse carregamento do vento irá ser distribuidos nos pilares. *fique atento as questões construtivas relacionadas a alvenaria de vedação, possívelmente essa parede irá precisar de travamentos pelo tamanho dos panos 6×7.
c) Como poço lançar as cargas de paredes no Cype para o dimensionamento das fundações.
No caso você pode realizar uma viga de concreto no nível 0.00, se conectando aos apoios, sobre essa viga lança o carregamento normalmente.
att
Professor, existe um comando para desativar a exibição dos eixos locais das barras ?
Bom dia Fabiano!
Eu desconheço, existem comando para desativar e atívar referencias dos eixos globais x,y e z.
O comando fica na barra superior > planos > referencias.
Abs
Boa tarde! Tenho algumas dúvidas:
• Está aparecendo esforço de torção no pilar do pórtico, o que na pratica acredito que não ocorra. Acredito que é devido às terças estarem posicionadas na face externa dos pilares. Com isso o pilar não passa na verificação da interação dos esforços. Há uma forma de contornar isso ao invés de simplesmente trocar o perfil e aumentar o peso da obra (que é significativo)?
• Quando vamos até a opção para verificar os esforços podemos marcar 3 tipos de flecha. Em “x” e “y”, ok, mas qual a diferença dessas para a opção apenas “Flecha”?
• Ao verificar o dimensionamento das terças de fechamento lateral o software mostra que o esforço é gerado devido a uma combinação de ações permante+sobrecarga+vento (1.25PP+1.25telha+1.2SC+Vento ). Porém não foi lançado qualquer sobrecarga no pano do fechamento lateral, apenas na cobertura. Já achei isso estranho e ainda o fato de combinar ação vertical com ação horizontal para a verificação de momento (no caso) no sentido gravitacional. Por que isso ocorre?
• Ao verificar a envoltória de esforços de uma barra, além do esforço máxima apresentado, por exemplo, momento fletor, preciso obter o conjunto de esforços que atuam simultaneamente com esse esforço máximo da elvoltória, como fazer isso sem ter que olhar combinação por combinação?
• Qual a diferença de nó com dimensões infinita e finita ?
• O Cype faz distinção das ações permanente e sobrecarga quanto as projeções nas barras visto que ações de sobrecargar tem projeção horizontal ?
• Quando uma viga se apoia sobre outra, como indicar ao programa qual é a suporte e a suportada ?
• No caso da treliça não se apoiar na coluna do oitão mas a coluna do oitão transmitir as ações horizontais do vento para o contraventamento (mão francesa no caso) como modelar esse nó para que apenas essa ação horinzontal seja transmitida para o banzo inferior da tesoura ?
• Para as barras que só trabalham a tração na estrutura como é o caso das diagonais dos contraventamentos, como fazer o software entender isso para a barra passar no limite de esbeltez e deformação?
Bom dia.
1 – Da uma verificada no lançamento, tenta rotular a extremidade do pilar que ai você isola os esforços de momento, verifica se a torção vai continuar.
2 – no caso a F ele vai tender a pegar sempre o pior caso de deslocamento.
3 -Justamente por conta das combinações configuradas padrão de acordo com a norma selecionada, ele sempre vai pegar o pior caso possível, mesmo que apareceça na combinação o SC, quando ele é realizada a equaçãoC ele vai subistituir essa variante SC por 0, assim anulando a SC na combinação.
4 – Na caixa de Esfoços tem a opção Diagrama e Envoltórias, só selecionar envoltórias ele vai pegar os dois valores extremos, maior e menor de acordo com esfoço selecionado para exibir.
5 – Ao considerar dimensão finitas nos nós , vc faz uma análise secundária das ligações, por que irá considerar os comprimentos eláticos das barras que chegam nele.
6 – Desde que você separe ele ná hipótese sim.
7 – A barra com menor deslocamento sempre vai apoiar a com maior deslocamento, é uma questão de concepção.
8 – para lançar somente essa carga você pode excluir a carga distribuida e botar uma carga pontual no nó , configurando sentido e intensidade, tem que ser feito de forma manual até o lançamento no software, desconheço outra maneira.
9 – A forma mais correta é você lançar ela como tirante, porem nesses caso vc tem que cumprir algumas exigências para esse tipo de lançamento, mas uma forma alternativa é você considerar comprimento de flambagem 0 , rotular extremidades, tirar peso proprio e desativar cargas superficiais, mas tome cuidado com esse tipo de análise por que vc pode dar uma resistência a compressão para uma barra que ela na realidade não tem…
Bom dia ! Primeiro quero agradecer as respostas e toda a atenção dada até aqui.
Professor, referente a resposta 4: Na verdade minha dúvida é a seguinte. Exemplo: Eu peço para ver a envoltória de momento fletor de uma barra específica. Porém, esse momento fletor máximo não ocorre simultaneamente com a cortante e a normal máxima apresentada na envoltória dessa barra, ou seja, o momento fletor é máximo mas os outros esforços que ocorrente simultâneamente com esse momento fletor em específico não são máximos. Qual a forma mais prática para se obter a normal e cortante que agem simultaneamente com o momento fletor máximo apresentado na envoltória ?
Bom dia !
No aguardo da dúvida acima
Bom dia!
TUdo bem?
Não estou encontrando a dúvida !
Boa noite, já criei algumas vistas para impressão e deu tudo ok. porém estou tentando criar vistas frontais e laterais e está aparecendo alguns nós, poderia ,e ajudar?
Bom dia. Caso fosse necessário uma platibanda nesse galpão para esconder o telhado, a dimensão da treliça seria menor?
Boa tarde
No caso você diz em relação a treliça que vence o vão do galpão ou a treliça do platibanda?
Geralmente a treliça do platibanda fica menor, a treliça do galpão não costuma ficar muito diferente…
Att
Está dando esse erro ao calcular a estrutura, como eu faço pra resolver?
Boa tarde Thiago,
Verifica todos os apoios com a extremidade e depois engasta todos os nós, e tenta processar.
Me de retorno, att
Ok, deu certo. Mjuito obrigado
Boa tarde, estou cursando a aula prática numero 30 de galpão com mezanino, porém não estou conseguindo calcular a estrutura devido ao seguinte erro “Uma diagonal não pode ter nós intermediários” como eu faço pra solucionar esse problema ?
Boa tarde.
Thiago, no caso vc tem que apagar todas os nós que tem nos elementos de contraventamento, note que na sua imagem eles estão uma amarelo engrito, é preciso que eles estejem amarelo sem ser negrito.
Para talvez para facilitar, você pode ativar a opção mostrar ou ocultar incidência de erros, va na barra superior > calcular> mostrar/olcultar incidência de erro, vc irá conseguir identificar melhor onde esta o erro nesse caso.
att
Obrigado
Olá! Na aula sobre flechas limite das tesouras, foi dito que seria necessário o banzo inferior estar no mesmo grupo de flechas, porém, no meu projeto não está. Ao colocar para criar grupo de flechas, aparece a mensagem: ” Já existe um grupo de flecha equivalente”. Como colocá-las em um mesmo grupo? Obrigado!
olá estou com dificuldade, após a criação da grelha, a mesma aparece no plano de fundo mas as linha ficam tracejadas e não consigo copiar a modelagem para os demais planos, o que devo fazer ?
Após modelar o pavimento referente ao nível ou grelha, abra a janela da vista 3D e tente copiar através dessa janela.
ja tentei e nada não consigo, será que o meu programa que esta com problema ?
Rogério, tenta ativar a opção Linhas de Referências, fica no seguinte caminho – Barra superior vai em PLANOS>REFERÊNCIAS>LINHAS DE REFERÊNCIA ( certifique que as caixas paralelas a x, paralelas a y e paralelas a z estão marcadas).
Possívelmente é por que você não esta conseguindo um ponto de referencia… se mesmo assim voce não estiver conseguindo, certifique-se se a opção referencia a objetos (F2) esta atíva, ela normalmente se encontra na parte superior direita da barra de tarefas, logo após a lupa, se caso essa opçao estiver desabilitada, tenta habilitar, ao lado dela tb tem uma opção que pode ser bem util que é “Permitir cotar ao introduzir qualquer elemento”, permite vc botar a distancia do elemento a ser introduzido.
qualquer coisa me chama aqui!
ola como esta a minha tela
tenta seguir o passo que botei no comentário anterior! Vamos conseguir resolver isso!
as linha da grelha não aparece, fiz tudo oque vc me pediu mas não aparece, eu consegui colando, e depois tive que marcar as linha do projeto,
Entendi, já fechou e abrio o programa, reniciou o pc?
QUalquer cosia tenta criar um arquivo novo também, para testar!
bom dia.
nao consigo fazer o download dos materiais.
aparece como se nao estivesse logado.
desde já agradeço.
Bom dia!
Vou pedir para o Administrador ver seu caso!
Abs
Boa tarde! O meu projeto esta dando erro na hora de calcular! O erro é ” Esta etrutura é um mecanismo. Verifique os dados introduzidos.”
Quando eu encontro um erro e soluciono, aparece o erro em outra coordenada.
Boa tarde.
No caso essa coordenada indica onde esta havendo o deslocamento causado por uma hipoestática, não necessáriamente o problema vai nessa coordenada.
Com base no nosso curso existe uma grande possíbilidade que este erro esteja dando por conta das terças que se apoiam sobra o banzo superior, por conta da sua inclinação, certifique-se que as vinculações estão como semi engaste 0.2, caso o erro persista mande uma imagem do modelo para que a gente possa estar analisando de uma forma mais global, por que se não for as terças possívelmente deve ter sido algum erro de lançamento, pode não ter pego um nó certo ou até mesmo ter uma barra que deveria ser inteira esta secionada.
att
Muito obg!!
De nada!
Qualquer coisa só falar aqui !
Abs
ola como faço para obter o programa cype3d para as aulas ?
Bom dia , irei pedir para o suporte lhe dar as diretrizes.
Att
Bom dia. no curso do cype quando calculo a estrutura durante o calculo aparece uma mensagem , na diagonal nao pode ter nos intermédios, como faço para corrigir.
Bom dia!
Nesse caso provavelmente o foi lançado um nó no contraventamento , no caso tem que encontrar ele e excluir.
Atte
Boa noite! Gostaria de saber se tem algum problema de o pilar não estar alinhado com o montante na tesoura como mostrado na primeira imagem enviada!
Resposta anterior… atte
Boa noite! Gostaria de saber se tem algum problema de o pilar não estar alinhado com o montante.
Boa noite Daniel,
Geralmente quando temos essa situação, temos um ponto na estrutura que deve ser visto com muita atenção, por que ao fazer esse tipo de lançamento você esta tirando um dos princípios básicos de uma treliça, que é trabalhar somente a tração e compressão….
Ao fazer essa consideração, nesse trecho do banzo, você estará causando solicitantes novas, como flexão, flexotração e Flexocompressão, que iram levar a um dimensionamento de um perfil mais robusto para região… Levando essa informação em conta, a boa engenharia sugere que não faça isso, porem nada lhe impede….
atte
Na ligação da chapa de base do curso o chumbador aparece com porca. No meu modelo ele aparece soldado e da erro nesta solda. Não localizei como mudar essa ligação para aparafusada. Poderia me indicar o caminho para alterar?
Veja o erro
Nesse caso o erro esta acontecendo por que a garganta efetiva da solda, por conta das dimensões dos elementos, é de 6mm, basta você ir na configuração de dimensão de solda e aumentar para 6mm.
att
Bom dia Elisio, tudo bem?
Para você alterar para porca vai no menu superior obra>dados gerais> ligações > opção > placa de ancoragem> ancoragem chumbador-placa ai você define o estilo de ligação.
Boa noite. No curso do Cype estou na Aula 30 onde iremos calcular a estrutura. Durante o processamento da estrutura me apareceram duas mensagens. A primeira fala sobre rotação em torno do eixo X no no do topo do pilar centra da frente do galpão. A mensagem seguinte parece ser consequência do primeiro problema. Anexo o print da tela. Mudei o nó do banzo inferior que se apoia sobre o pilar central para semi rigido=0,200 e o erro passou para a tesoura do fundo na mesma posição. Fiz a mesma coisa e o erro desapareceu. Posso deixar estes nós deste jeito ou devo tomar outra providencia?
Elisio Barbosa
Boa tarde Elísio, tudo bem?
Então, no caso sugiro que você verifiquei o lançamento, verifique se existe algum no da terça lançado como totalmente rotulado também é importante seguir o procedimento ensinado no curso.
At.te
boa noite, estou modelando um galpão só que não tem fechamento lateral é bloco nos 4 lados dele, coloco o vento só na cobertura ou nas paredes também ?
Boa tarde Rodrigo, tudo bem?
Você deve considerar o vento na lateral do galão, sempre que você tem um elemento de fechamento na lateral, este elemento sendo capaz de criar uma barreira no fluxo do vento, esse carregamento deve ser considerado na estrutura…
No caso da parede o que vai causar maior diferenciação é a consideração dela… que normativamente é considerada como impermeável, influencia no CPI.
At.te
Esta ai, tem como enviar o arquivo pra dar uma olhada ?
boa tarde, o meu esta dando esse mesmo erro que aconteceu com alguns alunos aqui.
Boa tarde Rodrigo, tudo bem?
Esse erro é quando temos uma estrutura alguma barra da nossa estrutura em condição hipostática…
Se você seguiu toda orientação do curso e mesmo assim esta dando essa mensagem, possivelmente tenha algum errinho de lançamento, como nó desencontrado, diversas coisas…
Poderia por gentileza me enviar um print do lançamento da sua estrutura, talvez consiga te ajudar!
abs
teria como enviar o arquivo pra voce dar uma olhada ?
Como esta a ligação interna entre a terça e banzo superior, rotuado, semi-engastado ou engastado?
na aula 25 do modulo pratico, fala sobre grupo de flechas o professor faz a verificação e no dele os banzos inferiores estao no mesmo grupo de flecha de extremidade à extremidade, no meu os banzos inferiores estao varios grupos de nó a nó, como faço para coloca-los no mesmo grupo de flecha ?
Bom dia Rodrigo, tudo bem!
Nesse caso pode ir na barra superior, janela barra, comando criar grupo de flecha e definir de que nó a que nó você quer criar esse grupo.
Se for fazer análise de elementos bia apoiados, deve utilizar análise secante, se for fazer verificação de elementos em balanço deve utilizar análise por tangente referenciado pelo nó de engaste “fixo”.
Ate
Atte
Boa noite, Professor.
Quando rodo a estrutura está aparecendo esta mensagem: Uma das barras da estrutura não está vinculada corretamente nos seus extremos, ou seja, não é estável.
Fala ainda que o erro está nas coordenadas mostradas nas imagem.
Pergunta: Como jogar essas coordenadas no programa para achar o ponto em questão onde encontra-se o erro?
Boa noite,
Como suas terças estão lançada, essa mensagem se da justamente por que você esta com uma estrutura hipostática.
Os nós das terças estão totalmente rodulados?
Boa noite na aula de galpão industrial na hora de calcular me apareceu esta mensagem, tem como fazer um filtro de seleção para achar o defeito na coordenada que ele me passa ?
Eduardo, bom dia.
Isso se da por que de alguma forma você esta com a estrutura hipostática.
Me manda foto da estrutura lançada por favor.
atte
Boa noite, intendo más não tem uma forma de encontrar o erro pela coordenada mencionada pelo programa de onde está o erro ? Porque estou com o galpão praticamente todo lançado
Boa noite,
É bem complexo achar o erro por essa coordenada, por que muitas das vezes o problema problema é encontrado nessa coordenada, mas a causa do problema 99% das vezes não é nessa coordenada…
Observando sua estrutura nessa foto que você me mandou você chegou lançar os vínculos com exterior?
Outra coisa como estão os nós internos que ligam a terça no banzo da tesoura?
o video do curso não carrega
Opa, boa tarde José!
vou pedir para o suporte entrar me contato com você para maiores explicações !
Boa noite, finalizei o curso agora e gostei bastante do conhecimento compartilhado. Mas senti falta de alguns conceitos para a locação dos elementos, como posicionamento dos tirantes de contraventamento, distância de um pilar para o outro, vigas e etc. Teria algum material pra indicar referente a isso?
Desde já agradeço. Abraço!
Boa tarde .
Um tem dois materiais bacans, são eles Edifícios industriais em aço autor Bellei e o outro é Especificações para estruturas de aço de edifícios, autor Ivan Lippi.
Como coloco a imagem exportada em 3D no Autocad na prancha 2D? Porque quando copio e colo ele fica em “top” e só aparece a cobertura, quando mudo muda o restante do 2D também. Desde já, obrigado.
Fala meu amigo, tudo bem?
Então nesse caso você pode fazer é ou ajustar esse 3d rotacionando dentro do autocad só ele, conforme imagens.
Ou na hora de gerar a prancha, escolher geração de um arquivo 3D real!
Bom dia, não estou conseguindo achar o software Ciclone para download. Podem me enviar o link por favor?
Bom dia meu amgio.
Segue o link:
https://drive.google.com/file/d/1vCbrtuW0WpSYaA8K8G2XtjSkc2mSdDer/view?usp=sharing
abs
Módulo prático aula 21: Boa tarde, gostaria de entender o por que deo coeficiente de flambagem na direção xz ficou igual a 12, multiplicando a altura 6 pelo coeficiente 2 (que seria para barras em balanço) o qual não é o caso nesse exemplo.
Bom dia Vinícius, tudo bem meu amigo?
Então, esse COF ficou como 2 por que não temos nenhum elemento realizando o travamento do topo do pilar no sentido do plano.
Caso A gente bote uma mão Francesa e contravento a terça nessa direção poderíamos reduzir esse cof para 1 se a ligação inferior fosse rotulada e 0,7 se continuasse engastada.
Att
Módulo Prático- Aula 44 – Explorando e Comentando ligações.
Minhas ligações de engaste dos pilares com a fundação estão com um erro na placa de ancoragem. Apresenta que, na parte de soldura de pernos à placa de base, dizendo que a garganta efetiva é de 3mm, sendo que o mínimo é de 6 mm, não sei alterar esse valor, saberia responder?
não estou conseguindo acessar as aulas, aparece o erro que segue no arquivo captura
Boa Noite Victor
Como faço para mudar o tipo de ligação da placa de ancoragem com os parafusos de ancoragem da fundação?? No meu projeto aparece soldado e quero mudar para igual o exemplo pratico, parafusado.
????
Segue passo a Passo
Certinho!!
Muito obrigado
Boa noite Victor
Quando tento abrir o arquivo, esta dando um seguinte ERRO,
ERRO 2019a, Atenção não se cumpre uma verificação de segurança
Oque poderia ser???
Desde já obrigado
Boa noite meu amigo!
Qual arquivo no caso?
Para eu poder tentar te ajudar!
Boa tarde Victor
Mais algumas duvidas:
– Na Flambagem lateral, devo assumir B=1 para toda a estrutura?? (pilares e cobertura)?? Porque??
E qual a diferença entre flambagem e flambagem lateral?? devo assumir os mesmo valores para os dois?? e também devo atribuir em toda minha estrutura??
No caso da flambagem lateral, você considera 1 sempre que você tiver algum elemento fazendo ligação e Travando a mesa superior e inferior do perfil. ( ou dependendo da ligação que você fizer nas extremidades pode considerar outros cof.).
A diferença da flambagem para flambagem lateral é que a flambagem acontece em relação ao comprimento do elemento, ( quando você pega uma régua e comprime os dois lados dela, ela irar flambar para o lado eixo de menor inércia.) isso é o fenômeno de flambagem, o que limita muito uma peça a resistir a compressão.) Combate ela botando travamentos.( ou enrijecendo as ligações de extremidades)
“
” “Flrambagem”
Já a flambagem lateral ocorre na seção transversal do elemento, é provocado pela compressão e tração nas mesas dos perfis, o que faz as mesas saírem do eixo do elemento. você combate ela botando nervuras ( ou enrijecendo as ligações de extremidades)
“
” “Flambagem lateral”
At.te
Ótima Explicação
Muito obrigado
Obrigado!
Boa tarde Vitor
Tenho algumas duvidas:
– No lançamento das cargas , vejo que vc lançou somente carga permanente e sobrecarga…. o peso próprio o sistema lança automático??
– Os nos da estrutura…quando que eu tenho que vincular interno? e quando que eu tenho que rotular???
As vigas do mezanino, vi que vc rotulou elas também…porque???
Boa trade Gustavo.
Todo carregamento de peso próprio das barras lançadas, são geradas automaticamente, existe a possibilidade de você desconsiderar esse carregamento para casos mais específicos, mas default do programa é já considerar o peso da barra lançada.
Em relação aos nós internos, isso vai estar relacionado a sua concepção, você sempre vai rotular o nó quando você quiser que ele não resista a momentos e engastar quando quiser que ele resista a momento… Quanto mais engastado sua estrutura, mas ela tende a ficar rígida, quanto mais rotulada, menos rígida ela fica…
At.te
Otimo, entendi… Muito obrigado
Boa tarde!
Quando eu coloco para calcular a estruta aparece essa mensagem de erro. Aperto ignorar e depois o programa fecha. Poderia me ajudar. Acredito que eu tenha feito tudo igual as aulas até esse momento.
Desde já, obrigado.
Boa noite.
Existe alguma ligação lançada?
At.te
Qual tipo de ligação? Lancei todas as cargas, até as cargas de vento.
Qual tipo de ligação? Lancei todas as cargas, até as cargas de vento. acompanhando as aulas.
Qualquer tipo de ligação, minha sugestão é caso haja alguma ligação lançada apague e tente processar o projeto.
Atte