Bom dia, qual seria a dúvida exata, para que eu possa estar tentando te ajudar?
Os valores utilizados para carga de vento segue a seguinte rotina de calculo.
Definição do Vb – pela isopeta
Definição dos S1, S2 e S3
Encontrar o VK=VB.S1.S2.S3
Proxima etápa é definir o
Enocntrar os CP (coeficiente de pressão) em cada área de atuação do vento = CP= CPE-CPI
O CPe é o COEFICIENTE DE PRESSÃO externo esse encontra devido ao formato do galpão, e o CPI é o COEFICIENTE DE PRESSÃO INTERNO esse encontra de acordo com a permeabilidade do galpão.
Com o VK e o CP calculado você multiplica um pelo outro nas suas respectivas areas de atuação, ai você vai encotnrar a pressão atuante naquela área.
Após isso vc converte a pressao encontrada para kgf/m² = (vk.cp)²/16
Bom dia professor, tudo bem? estou com duvida referente aos calculos e valores adotados nas aulas 14 e 14.1, poderia me orientar sobre como identificar cada valor adotado?
Boa tarde
Estou no lançamento dos pilares e sem poder continuar. No video n 06 ele lança pilar de chapa dobrada ENRIJECIDO. só que nao tem essa opção no programa e nem importando bibliotecas. por isso parei.
Na jánela de nova barra, que você vai descrever o tipo do perfil, você bai seção de material> Perfil de chapa dobrada> U Dobrado Enrijecido > Editar a Lista de Elementos (um papel quadriculado no lado direito da janela)> importação de series de perfis pré-definidas> tecnometal (brasil)> importar C> ok
FIZ A IMPORTAÇÃO DA MASCARA COM A PLANTA BAIXA NA ORIGEM E DEPOIS DE COLOCAR AS GRELHAS , OBSERVEI QUE OS EIXOS ESTÃO FORA DO PILAR ver arquivo em anexo
se colocar a outra mascara vai ficar sobreposta na outra ou tenho que apagar a primeira para inserir a segunda. ?
como alternar a visualização em 3D e planta no Cype ?
Verifica se no cad estar com ponto de origem onde vc quer, por que quando o cype faz a leitura da mascara ele pega exatamente a mesma coordenda do cad.
Tenta botar a coordenada 0,0,0 extamente no primeiro nó onde vc vai lançar o pilar.
Ainda tenho dúvida. No exemplo temos a V0 >>>>>>Vo -0.034 Vo caso 01 -0.068 Vo caso 2 -0.055 e Vetores (X=0, Y= -0.0555, Z=+0.998) ou seja o Z está positivo, para cima e as cargas são negativas (sei que as cargas são de sucção). Como o sentido do Z é para cima e as cargas são negativas pq na hora de colocar no Cype elas vão com sinal positivo? O Desenho que falei são estes DWG dos Cpi
Bom dia, Algumas dúvidas nos carregamentos de vento nos panos da cobertura aula 17.
1 – Como faço pra conseguir o DWG com os resultados do coeficientes?
2 -No caso do vento a 0 graus no caso 01 está com 34 kf/m2. deve ser erro de grafia, pois deveria ser -34 kgf/m2
3 – Aqui minha maior duvida: Se os valores são negativos então eles não serial no sentido contrário ao sentido de Z, ou seja para baixo?
Verifiquei agora no arquivo dwg realmente está com erro de grafia é -34 já até corrigi, obrigado por alertar!
No no caso do valor negatívo ná hora de calcular o vento, isso indica uma sucção na face de atuação do vento, ou seja sempre tentando rancar essa face, quando a gente vai transcrever essa informação no cype e temos um pano como o da cobertura que você esta falando, o cype entende que essa face esta vetorizada em uma determinada coordenada ( nesse exemplo aparece V0 – 0. 0,555. 0,998 que são justamente as coordenadas x . y e Z ), ou seja, sentido z + é representado com positvo, apontando para cima, logo toda carga que eu lançar positiva estara também apontando para o mesmo sentido Z, para cima, e o que eu lançar negativo vai esta apontando para sentido contrario, no caso do Z para baixo, fazendo uma análise junto com a coordenada anterior a y, tudo que eu lançar positivo vai ter uma coordenada y negativa, de modo geral , neste caso quando eu lançar o 34kg/m² positivo, neste pano eu vou estar criando um vetor com a cooordenada indicada de x= 0 , y= -0.555 e z = 0.998 , se eu laçar o valor negatívo ou sejá -34 eu irei inverter o sentido deste vetor. Qualquer dúvida pode me chamar aqui, abraço!
Bom dia professor!
Pode me tira uma duvida, tem alguma ferramenta de de geração de multiplos nos?
Ex. Fiz um projeto e tenho que inserir uns 600 nos.
No caso tem que colocar um a um? ou tem alguma ferramenta que seleciono e coloca os nos?
Então, existe uma ferramenta chamada nó em cruzamento, que sempre que uma barra cruza a outra gera um nó, nesse caso que vc mandou vc pode gerar as barras do perimetro depois fazer as barras internas, ai sempre que as barras se cruzarem o program gera um nó.
esse comando fica na barra superior opção barra>gerar nós em cruzamentos.
fora esse comando, dentro do cype3d eu desconheço outro….
O que vc pode fazer é introduzir por um arquivo dwg, parecido quando importa o arquivo para lançamento, (ensinado em galpão em arco), este arquivo dwg você gera os pontos em forma matricial e manda para o cype3d!
Pode estar digitando sim, ele irá acrescentar no seu relatório!
A tabela 18 só se satisfazer os critérios normativos.
“8.2.3 Os coeficientes das Tabelas 17 e 18 aplicam-se somente
quando forem satisfeitas as seguintes condições
– coberturas a uma água (Tabela 17): 0 ≤ tgθ ≤ 0,7,
h ≥ 0,5 I2;
– coberturas a duas águas (Tabela 18): 0,07 ≤ tgθ ≤ 0,6,
h ≥ 0,5 I2;
Onde:
h = altura livre entre o piso e o nível da aresta horizontal
mais baixa da cobertura
I2 = profundidade da cobertura
θ = ângulo de inclinação das águas da cobertura
8.2.4 Para os casos em que a altura h seja inferior ao limite
fixado em 8.23, ou em que obstruções possam ser colocadas
sob a cobertura ou junto a ela, esta deve resistir à ação
do vento, na zona de obstrução, calculada para uma edificação
fechada e de mesma cobertura, com cpi = + 0,8, para
obstruções na borda de sotavento, e com cpi = – 0,3, para
obstruções na borda de barlavento.”
As condições do projeto enquadra sim nas condições prescrito na norma.
Qual o significado dos 02 carregamentos da tabela 18. Não consigo compreender. como usá-las
a primeira condição é caso voce tenha duas aguas inclinção para fora ( calhas para fora) e a segunda condição é caso voce tenha as inclinações para dentro, uma calha central.
Ai dentro de cada caso de cobertura, você tem duas colunas uma que vai ser sempre que 0.07=< tg°=<0.4 e a outra 0.4=
Bom dia, em uma das aulas foi dito que seria disponibilizado um arquivo em PDF dos coeficientes de pressão mas eu não encontrei. Como faço para consegui-lo?
Blz, qualquer coisa só me chamar aqui que estando dentro do meu alcance vai ser um prazer ajudar!
Temos um grupo no zap, se vc puder entrar em contato com adminitrador da tutorial ele pode estar de incluindo lá!
Boa sorte
Boa tarde, dúvidas:
1 – No projeto exemplo quando abre a janela do CICLONE pra calcular os Cpi e pede pra calcular aparece os coeficiente +0.20 e -0.30, no entanto na Norma diz que estes coeficientes são +0.80 e -0.30. O que está acontecendo de fato?
2 – Simulando um projeto de 10x22m de uma cobertura com 02 águas e calha central como devo adaptar para usar o CICLONE?
Utilizando a metodologia do item 8.2 da norma, você terá que seguir os critérios de aplicações e enquadramentos que ela propoem. Satisfazendo os os critérios você aplicará esses coeficiente CPI, você pode alimentar manualmente no ciclone.caso contrario você utilizaria a tabela 17 ou 18.
Nesse caso de adaptação, eu usaria a opção de multiplas aguas simétricas no ciclone, faria a configuração da dimensão e botaria 2 porticos. apartir dai pegaria o CPe do B do Primeiro e o X do ultimo tramo, aplicaria o Cpi pertinente e encontraria o carregamento de vento….
Boa tarde, gostaria de saber como que se modela um pilar com 4 cantoneiras travadas com montantes e diagonais. Esse tipo de elemento estrutural é bastante usual aqui na região
Gostaria que me enviasse no email, o arquivo em Cype referente ao final do curso BRINDE EXTRA para comparar o projeto final com meus resultados obtidos.
Boa tarde, não encontrei o conteúdo de ligações no material, ele não faz parte desse módulo? E fiquei com dúvida quanto a vinculação dos nós internos, todos foram considerados engastados certo? Gostaria de saber o motivo da escolha por nós engastados.
Gostaria de saber também o motivo da escola da concepção usada de vigas primárias no sentido do maior vão, se eu poderia utiliza-las no sentido do menor vão ou se isso não tem um motivo específico e fica a cargo do profissional.
No modulo de posto de combustível a gente não aborda ligação , isso a gente aborda no curso galpão com mezzanino…
No caso da escolha da concepção foi por conta que de usabilidade mesmo, mas nada te impede fazer a principal no outro sentido também e inverter as tesouras ( no caso quando temos os quatro pilares, nos que tem dois pilares a única alternativa é fazer a viga primária no sentido apresentado mesmo.)
Estão faltando as aula 7, 9, 10 e 27. Verifica isso por gentileza. Não sei se dentro do curso existem sub-aulas, logo eu não consigo ter certeza de quantas aulas e quais aulas estão faltando. só tenho certeza que está faltando a aula 7, 9, 10 e 27.
Expedito, não esta faltando nenhum aula. Esse tipo de situação ocorre porque voce tentou baixar o curso todo de uma vez, dai o google drive pode “engolir” alguma aulas.
Nesse caso, basta voltar ao drive que notará que todas as aulas estão la e baixar as que faltam pra voce.
Boa noite Professor, tudo bem? Iniciei o curso ontem 18/06/2021 e estou gostando bastante! Eu estou com uma dúvida, nas aulas práticas quando configuramos os perfis u enrijecidos dos pilares e vigas mestres, não possuo as mesmas características dos perfis passados nas aulas, onde posso baixar o modelo para inserir no meu cype? poderia me indicar por favor? Desde já agradeço!
Olá, boa tarde professor!
Assistir as aulas do curso que adquiri, finalizei as videos aulas e concluir um projeto, com tranquilidade.
Gerei as pranchas, exportei para o AutoCAD, tudo ok. Porém ao salvar em PDF, notei que as letras, números, contas e tabelas ficam quase que apagada e a imprimir continuam quase que apagadas, ja fiz as devidas configurações no autoCAD, mais não obtive um resultado satisfatório.
A pergunta é: posso configurar espessura, corres e fontes dos textos no proprio CypeCAD. Precido de umas dicas ou me orientar o que devo ou posso fazer pra que fique visivel nas plotagens.
As aulas foram excelentes, bem explicado, o professor demonstrou bastante conhecimento na explicação e aplicação das cargas de vento, que normalmente deixam a desejar em outros cursos.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis. Além de ajudar na implementação e controle de nossas campanhas de marketing.
Necessidade dos Cookies
O cookie é necessário e deve estar ativado o tempo todo para atuarmos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709/2018, é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais e que também altera os artigos 7º e 16 do Marco Civil da Internet.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.
51 Comentários
COMO CORRIGIR ESSE ERRO?
EXISTE UM MODE DE IDENTIFICAR QUAL SERIA ESSA BARRA PARA CORRIGIR ESSE ERRO?
Boa tarde. Aguardando o retorno.
Respondido na barra abaixo .
Gabriel, boa tarde nesse caso é importante você ativar a opção mostrar incidÊncas , é um X com circulo vermelho no final da sua barra de botoes…
Quando vc ativar ele vai te mostrar onde esta essa barra, ai é só você corrigir ela, ela tem que ter mais que 1 cm.
Att
Bom dia, preciso de orientação referente as aulas 14 e 14.1. Consegue me orientar sobre valores e formulas utilizados?
Bom dia, qual seria a dúvida exata, para que eu possa estar tentando te ajudar?
Os valores utilizados para carga de vento segue a seguinte rotina de calculo.
Definição do Vb – pela isopeta
Definição dos S1, S2 e S3
Encontrar o VK=VB.S1.S2.S3
Proxima etápa é definir o
Enocntrar os CP (coeficiente de pressão) em cada área de atuação do vento = CP= CPE-CPI
O CPe é o COEFICIENTE DE PRESSÃO externo esse encontra devido ao formato do galpão, e o CPI é o COEFICIENTE DE PRESSÃO INTERNO esse encontra de acordo com a permeabilidade do galpão.
Com o VK e o CP calculado você multiplica um pelo outro nas suas respectivas areas de atuação, ai você vai encotnrar a pressão atuante naquela área.
Após isso vc converte a pressao encontrada para kgf/m² = (vk.cp)²/16
Aplica na estrutura.
Bom dia professor, tudo bem? estou com duvida referente aos calculos e valores adotados nas aulas 14 e 14.1, poderia me orientar sobre como identificar cada valor adotado?
Boa tarde, aguardo retorno. obrigada.
Boa tarde
Estou no lançamento dos pilares e sem poder continuar. No video n 06 ele lança pilar de chapa dobrada ENRIJECIDO. só que nao tem essa opção no programa e nem importando bibliotecas. por isso parei.
Boa tarde,
Na jánela de nova barra, que você vai descrever o tipo do perfil, você bai seção de material> Perfil de chapa dobrada> U Dobrado Enrijecido > Editar a Lista de Elementos (um papel quadriculado no lado direito da janela)> importação de series de perfis pré-definidas> tecnometal (brasil)> importar C> ok
att
NÃO FUNCIONOU NADA NA IMPORTAÇÃO…………………
OU É O PROGRAMA QUE NÃO PRESTA OU É O CURSO QUE NÃO PRESTA…..
JA COMUNIQUEI A MULTIPLUS
FIZ A IMPORTAÇÃO DA MASCARA COM A PLANTA BAIXA NA ORIGEM E DEPOIS DE COLOCAR AS GRELHAS , OBSERVEI QUE OS EIXOS ESTÃO FORA DO PILAR ver arquivo em anexo
Boa tarde.
Nesse caso você tem duas possíveis soluções.
1 – Relocar no autocad a mascara para o eixo, pega o ponto de referencia do eixo e faz o comando mover> # 0,0,0 ai sua mascara vai para este eixo….
2 – Relocaras linhas de eixo para as coordenadas da mascara, em planos> grehas, inclui essa distancia de deslocamento nas grejas existentes.
att
se colocar a outra mascara vai ficar sobreposta na outra ou tenho que apagar a primeira para inserir a segunda. ?
como alternar a visualização em 3D e planta no Cype ?
Apaga a primeira e inclui outra.
Verifica se no cad estar com ponto de origem onde vc quer, por que quando o cype faz a leitura da mascara ele pega exatamente a mesma coordenda do cad.
Tenta botar a coordenada 0,0,0 extamente no primeiro nó onde vc vai lançar o pilar.
att
ta dificil não acertei no cype nao tem como saber o ponto exato do eixo para deslocar as linhas de grelha
Ainda tenho dúvida. No exemplo temos a V0 >>>>>>Vo -0.034 Vo caso 01 -0.068 Vo caso 2 -0.055 e Vetores (X=0, Y= -0.0555, Z=+0.998) ou seja o Z está positivo, para cima e as cargas são negativas (sei que as cargas são de sucção). Como o sentido do Z é para cima e as cargas são negativas pq na hora de colocar no Cype elas vão com sinal positivo? O Desenho que falei são estes DWG dos Cpi
Bom dia, Algumas dúvidas nos carregamentos de vento nos panos da cobertura aula 17.
1 – Como faço pra conseguir o DWG com os resultados do coeficientes?
2 -No caso do vento a 0 graus no caso 01 está com 34 kf/m2. deve ser erro de grafia, pois deveria ser -34 kgf/m2
3 – Aqui minha maior duvida: Se os valores são negativos então eles não serial no sentido contrário ao sentido de Z, ou seja para baixo?
Bom dia Alcidenir, tudo bem?
Sería qual dwg exatamente você está se referindo?
Verifiquei agora no arquivo dwg realmente está com erro de grafia é -34 já até corrigi, obrigado por alertar!
No no caso do valor negatívo ná hora de calcular o vento, isso indica uma sucção na face de atuação do vento, ou seja sempre tentando rancar essa face, quando a gente vai transcrever essa informação no cype e temos um pano como o da cobertura que você esta falando, o cype entende que essa face esta vetorizada em uma determinada coordenada ( nesse exemplo aparece V0 – 0. 0,555. 0,998 que são justamente as coordenadas x . y e Z ), ou seja, sentido z + é representado com positvo, apontando para cima, logo toda carga que eu lançar positiva estara também apontando para o mesmo sentido Z, para cima, e o que eu lançar negativo vai esta apontando para sentido contrario, no caso do Z para baixo, fazendo uma análise junto com a coordenada anterior a y, tudo que eu lançar positivo vai ter uma coordenada y negativa, de modo geral , neste caso quando eu lançar o 34kg/m² positivo, neste pano eu vou estar criando um vetor com a cooordenada indicada de x= 0 , y= -0.555 e z = 0.998 , se eu laçar o valor negatívo ou sejá -34 eu irei inverter o sentido deste vetor. Qualquer dúvida pode me chamar aqui, abraço!
Bom dia professor!
Pode me tira uma duvida, tem alguma ferramenta de de geração de multiplos nos?
Ex. Fiz um projeto e tenho que inserir uns 600 nos.
No caso tem que colocar um a um? ou tem alguma ferramenta que seleciono e coloca os nos?
Boa tarde.
Então, existe uma ferramenta chamada nó em cruzamento, que sempre que uma barra cruza a outra gera um nó, nesse caso que vc mandou vc pode gerar as barras do perimetro depois fazer as barras internas, ai sempre que as barras se cruzarem o program gera um nó.
esse comando fica na barra superior opção barra>gerar nós em cruzamentos.
fora esse comando, dentro do cype3d eu desconheço outro….
O que vc pode fazer é introduzir por um arquivo dwg, parecido quando importa o arquivo para lançamento, (ensinado em galpão em arco), este arquivo dwg você gera os pontos em forma matricial e manda para o cype3d!
Veja se eu entendí.
Eu posso digitar Cpi minimo de -0,30 e Cpi máximo de +0,80 no Vento 0 e usar a tabela 18 para o vento a 90 graus?
Pode estar digitando sim, ele irá acrescentar no seu relatório!
A tabela 18 só se satisfazer os critérios normativos.
“8.2.3 Os coeficientes das Tabelas 17 e 18 aplicam-se somente
quando forem satisfeitas as seguintes condições
– coberturas a uma água (Tabela 17): 0 ≤ tgθ ≤ 0,7,
h ≥ 0,5 I2;
– coberturas a duas águas (Tabela 18): 0,07 ≤ tgθ ≤ 0,6,
h ≥ 0,5 I2;
Onde:
h = altura livre entre o piso e o nível da aresta horizontal
mais baixa da cobertura
I2 = profundidade da cobertura
θ = ângulo de inclinação das águas da cobertura
8.2.4 Para os casos em que a altura h seja inferior ao limite
fixado em 8.23, ou em que obstruções possam ser colocadas
sob a cobertura ou junto a ela, esta deve resistir à ação
do vento, na zona de obstrução, calculada para uma edificação
fechada e de mesma cobertura, com cpi = + 0,8, para
obstruções na borda de sotavento, e com cpi = – 0,3, para
obstruções na borda de barlavento.”
As condições do projeto enquadra sim nas condições prescrito na norma.
Qual o significado dos 02 carregamentos da tabela 18. Não consigo compreender. como usá-las
a primeira condição é caso voce tenha duas aguas inclinção para fora ( calhas para fora) e a segunda condição é caso voce tenha as inclinações para dentro, uma calha central.
Ai dentro de cada caso de cobertura, você tem duas colunas uma que vai ser sempre que 0.07=< tg°=<0.4 e a outra 0.4=
Bom dia, em uma das aulas foi dito que seria disponibilizado um arquivo em PDF dos coeficientes de pressão mas eu não encontrei. Como faço para consegui-lo?
Obrigado, vou tentar desenvolver aqui. E comunidades de alunos curso, tem alguma?
Blz, qualquer coisa só me chamar aqui que estando dentro do meu alcance vai ser um prazer ajudar!
Temos um grupo no zap, se vc puder entrar em contato com adminitrador da tutorial ele pode estar de incluindo lá!
Boa sorte
Boa tarde,
Existe alguma comunidade de alunos para que possamos compartilhar dúvidas e experiências?
Boa tarde, dúvidas:
1 – No projeto exemplo quando abre a janela do CICLONE pra calcular os Cpi e pede pra calcular aparece os coeficiente +0.20 e -0.30, no entanto na Norma diz que estes coeficientes são +0.80 e -0.30. O que está acontecendo de fato?
2 – Simulando um projeto de 10x22m de uma cobertura com 02 águas e calha central como devo adaptar para usar o CICLONE?
Boa tarde.
Utilizando a metodologia do item 8.2 da norma, você terá que seguir os critérios de aplicações e enquadramentos que ela propoem. Satisfazendo os os critérios você aplicará esses coeficiente CPI, você pode alimentar manualmente no ciclone.caso contrario você utilizaria a tabela 17 ou 18.
Nesse caso de adaptação, eu usaria a opção de multiplas aguas simétricas no ciclone, faria a configuração da dimensão e botaria 2 porticos. apartir dai pegaria o CPe do B do Primeiro e o X do ultimo tramo, aplicaria o Cpi pertinente e encontraria o carregamento de vento….
Boa tarde, gostaria de saber como que se modela um pilar com 4 cantoneiras travadas com montantes e diagonais. Esse tipo de elemento estrutural é bastante usual aqui na região
Gostaria que me enviasse no email, o arquivo em Cype referente ao final do curso BRINDE EXTRA para comparar o projeto final com meus resultados obtidos.
enviar nesse e-mail: grauedifica@hotmail.com
Bom dia Marcos, esse arquivo já esta disponível na pasta do curso !
Vou verificar e te falo, ok?
Abs
Boa tarde, não encontrei o conteúdo de ligações no material, ele não faz parte desse módulo? E fiquei com dúvida quanto a vinculação dos nós internos, todos foram considerados engastados certo? Gostaria de saber o motivo da escolha por nós engastados.
Gostaria de saber também o motivo da escola da concepção usada de vigas primárias no sentido do maior vão, se eu poderia utiliza-las no sentido do menor vão ou se isso não tem um motivo específico e fica a cargo do profissional.
Opa, tudo bem João?
No modulo de posto de combustível a gente não aborda ligação , isso a gente aborda no curso galpão com mezzanino…
No caso da escolha da concepção foi por conta que de usabilidade mesmo, mas nada te impede fazer a principal no outro sentido também e inverter as tesouras ( no caso quando temos os quatro pilares, nos que tem dois pilares a única alternativa é fazer a viga primária no sentido apresentado mesmo.)
Desculpe-me a demora na resposta.
At.te
Só sei que de certeza estão faltando essas aulas 7, 9, 10, 12, 17, 27
BOM DIA !
JÁ PASSEI ESSA QUESTÃO PARA O SUPORTE, ELE IRÁ VERIFICAR!
OBRIGADO PELO AVISO!
Estão faltando as aula 7, 9, 10 e 27. Verifica isso por gentileza. Não sei se dentro do curso existem sub-aulas, logo eu não consigo ter certeza de quantas aulas e quais aulas estão faltando. só tenho certeza que está faltando a aula 7, 9, 10 e 27.
Expedito, não esta faltando nenhum aula. Esse tipo de situação ocorre porque voce tentou baixar o curso todo de uma vez, dai o google drive pode “engolir” alguma aulas.
Nesse caso, basta voltar ao drive que notará que todas as aulas estão la e baixar as que faltam pra voce.
Um abraço
Boa noite Professor, tudo bem? Iniciei o curso ontem 18/06/2021 e estou gostando bastante! Eu estou com uma dúvida, nas aulas práticas quando configuramos os perfis u enrijecidos dos pilares e vigas mestres, não possuo as mesmas características dos perfis passados nas aulas, onde posso baixar o modelo para inserir no meu cype? poderia me indicar por favor? Desde já agradeço!
Opa tudo bem meu amigo, desculpe a demora.
Em uma aula de introdução dos perfis que a gente passa isso como se faz…
Mas de forma rápida.
Olá, boa tarde professor!
Assistir as aulas do curso que adquiri, finalizei as videos aulas e concluir um projeto, com tranquilidade.
Gerei as pranchas, exportei para o AutoCAD, tudo ok. Porém ao salvar em PDF, notei que as letras, números, contas e tabelas ficam quase que apagada e a imprimir continuam quase que apagadas, ja fiz as devidas configurações no autoCAD, mais não obtive um resultado satisfatório.
A pergunta é: posso configurar espessura, corres e fontes dos textos no proprio CypeCAD. Precido de umas dicas ou me orientar o que devo ou posso fazer pra que fique visivel nas plotagens.
Opa, tudo bem?
Que bom que conseguiu finalizar o projeto tranquilamente!
Minha sugestão é que no Autocad você vá na aba Anotação>Estilo de Texto e configure a fonte para ARIAL,
Após isso selecione todo texto e mova ele de lugar.
At.te
Não estou conseguindo fechar o quadrado dos panos.
Boa tarde Alguem pode me ajudar?
Olá Rafael, tudo bem?
Poste uma foto para eu poder tentar te ajudar, porfavor.
obrigado
As aulas foram excelentes, bem explicado, o professor demonstrou bastante conhecimento na explicação e aplicação das cargas de vento, que normalmente deixam a desejar em outros cursos.
Obrigado Leonardo! Fico Feliz em ter contribuído com você!
bom esclarecimento