Não consegui identificar o motivo desse erro, não compreendi se foi algum lançamento ou algo que não está correto, até pq se fosse erro de lançamento, deveria ter aparecido em outras coordenadas tbm!
Desde já, obrigado pela atenção!
Teoricamente não fará diferença, por que o princípio da treliça é que os elementos trabalhe principalmente esforços axiais, ou seja mesmo que exista um engaste ali os esforços não axiais não irão se alterar acentuadamente.
O que pode acontecer caso você mude para uma rotula é criar um mecanismo na estrutrua, por se tratar de uma estrutrura modelada tridimensionamente.
No caso você pode ir dosando esse coeficiente de modo que essa torção seja absorvida por outras peças, por que nenhum esforço some da estrutura, ele simplesmente vai para algum outro ponto.
Em relaçao ao lançamento das Terças:No curso o valor de ey é colocado no eixo Local Z.Por exemplo para o meu perfil ey=14.9 mm.Mas pelo perfil o correto nao seria colocar no eixo locay y?Quando aplicado no Z o perfil fica flutuando mesmo apos a colocao correta do angulo e quando se aplica em y ele fica apoiado corretamente. (Foto).
Quanto mais próximo a centroide você deixar sua seção terá menos esforço de segunda ordem no perfil.
O bom de modelar ela da forma que vai ser executada é que voce acaba considerando os efeitos gerados por essa execução.
Caso queira deixar ela alinhada no centroide também não tem problema, por que temos os coeficientes de segurança que são para essas situações.
no caso das terças:Por mais que se tenha o cuidado ela fica um pouco elevado considerando o z=ey.Nao seria coerente deixar o z=0 e referenciar na base embaixo?ha alguma forma de corrigir isso?
Nesse caso tanto uma quanto a outra esta rotulada, por que você botou todas as barras com rotulas no extremo.
Mas caso tirasse essas roturas e mantivesse os nós quadrados que representam engaste, tanto uma imagem quanto a outra seria valida, porém a que você lança o apoio externo do lado esquerdo, posteriormente vocE teria que dimensionar um pilar rígido suficiente para combater esses esforços, já a do lado direito possibilita o dimensionamento de pilares direto dentro do projeto.
No caso das ligaçoes entre estrutura metalicas e Pilares de Concreto devera ser considerada a ponta engastada ou rotulada?Como o programa entende isso ja que na pratica é engastada em chapa com chumbadores?
Demodo geral você que faz essa definição, lembrando que sempre buscando o equilíbrio da estrutura…
Por exemplo, se você engasta esses apoios, você acaba puxando um esforço de momento maior para eles e aliviando o centro da tesoura, vise versa, lembrando que tudo vai influenciar também, por exemplo, modelagem das treliças, altura da tesoura etc…
Qual das opcóes da figura se leva em conta para calculo das fundaçoes? Sao valores caracteristicoa? Em relaçao a um pilar de concreto se utilza a ocpao concreto para analise dos esforços ou nao é analisado pelo programa?
Para você encontrar o valor sem coeficiente você pode estar indo em combinação e Combinação Selecionada e escolher ou cada opção de carregamento separado ou escolher a opção deslocamento e pegar o somatório dos carregamentos de sua escolha.
Existem alguns detalhes de modelagem que eu até falo no curso, por exemplo:
Sua terça tem a mesma inclinação do telhado, isso na seção do perfil faz criar um excentricidade em relação a sua centroide causando assim um esforço de torção na peça, caso as extremidades estiverem totalmente rotuladas isso vai causar um movimento na peça, por isso no curso falo para botar um nó semi-rigido com cof de 0.2 , assim evitando que a equação de equilíbrio da estrutura de diferente de zero…
Com isso se a equação de equilíbrio for diferente de zero, temos uma estrutura hipoestática que se desloca no sentido do esforço predominante…
Quando eu articulo o travamento nos extremos e processo a estrutura ele nao passa conforme foto. So retirando essa articulaçao ques passa, mas se recomenda no curso a articulaçao.
O curso que ensina toda essa parte de configuração da geração do desenho é o curso principal, galpão com mezzanino, todos esses detalhes assim como muitos outros estão nele…
Mas estou a disposição para te ajudar aqui pela plataforma.
Qual seria a sua dúvida em questão?
O Caminho para geração dos desenhos é
Arquivo>Desenho>Acrescentar desenho> ai você acrescenta o tipo de desenho que deseja e faz as configurações primárias ( o que voce quer que apareça no desenho, se é eixo ou real, escala, cota, assim como, penas de texto e visibilidade das layres previamente configuradas.) dando aceitar você ainda pode configurar um carimbo previamente definido assim como as layres do desenho propriamente dito).
Boa tarde!
professor apos lançar toda a estrutura me deparei os seguintes erros:
01 as açoes na hipotese V 270° não produzem trabalho exterior, reveja os dados intriduzidos.
02 foi produzido um erro pois a esbaltez da barra é maior que a esbaltez limite obs quando clico na barra para achar um perfil compativel ele não acha nenhum perfil compativel todas as barras da lista focam vermelhas conforme fotos.
Obs: não conseguir solucioar tais erros.
Boa tarde tudo bem?
Em relação ao primeiro aviso é por que você incluiu a hipótese de V270 e não introduziu nenhum carregamento para ela na sua estrutura…
O segundo erro preciso de mais informações para tentar te ajudar…
Caso seja opção de utilizar o tipo de contraventamento com dupla cantoneira em cruz conforme a imagem, como proceder nas informações para que possa ser aplicada no modelo de forma correta?
Tendo em vista que nenhuma das opções adicionais apresentada no CYPE 3D possui essa geometria.
Na prática como seria a utilização?
Então, geralmente esses CV laterais trabalhão somente a tração, sendo assim você pode fazer um CV por tirante normalmente, ver qual é a área da sessão do perfil que esta passando e escolher um outro perfil de qualquer formato que tenha qualidade de aço e sessão igual ou superior a que esta passando …
Caso seja opção de utilizar o tipo de ligação conforme a imagem, como proceder nas informações para que possa ser aplicada no modelo de forma correta?
Tendo em vista que nenhuma das opções adicionais apresentada no CYPE 3D possui essa geometria. Na prática como seria a utilização?
Seja num projeto novo ou revisão de cálculo de um galpão já existente, é de prática incluir no modelo (CYPE 3D) os tapamentos laterais ou o melhor é realizar o cálculo desconsiderando os tapamentos (perfis e tirantes)?
Como a maioria das coisas na engenharia é relativo…
Se tiver fechamento lateral você tem que considerar o carregamento oriundos das correntes de vento na lateral do galpão, essa consideração pode uma carga linear direto na lateral dos pilares, ai você não irá verificar as terças laterais, como também pode lançar as terças laterais e jogar um pano de carga sobre elas igual a gente faz no curso, que além do galpão você tem a possibilidade de verificar as terças…
O contra-ventamento lateral deve ser verificado, são muito importantes para estabilidade da edificação. As correntes de travamento já é mais tranquilo.
Boa noite,
Gostaria que esclarecesse uma dúvida, considerando barras redondas como tirantes ou perfis de contraventamento ou perfis tapamento lateral, é prudente utilizar:
FIG 1 = Rotulada com articular extremos
FIG 2 = Engastada com articular extremos
FIG 3 = Rotulada
1) Qual das opções é ideal para utilizar?
2) Tem alguma exceção ao utilizar em tirantes, contraventamento ou tapamentos lateral?
Como faço pra ligação do pilar metálico com a sapata ter um arranque de pilar (concreto armado), fazendo com que a fundação fique abaixo no nível 0,00?
Nesse caso você pode lançar um nível abaixo do 0 ( determine a profundidade) e lance um pilar de concreto armado até o nível inferior, no nível 0 você bota uma vinculação interna e passa a vinculo com exterior para o nível inferior, onde estará a sapata ou bloco.
Professor. Não veio o Aplicativo Ciclone para cálculo de ventos no material e estou tendo dificuldade em encontra-lo. Você tem como enviar-me arinospimentel@gmail.com
Professor. Caso eu tenha que modificar um perfil configurado, eu precisarei selecionar e descrever e descrever disposição novamente, ou tem a opção de alterar a peça na janela de perfis utilizados?
Não sei se compreendi muito bem sua dúvida, mas vou tentar ajudar.
Se você tiver que mudar a Seção do perfil você vai clicar na barra superior>barra>descrever e mudara as informações do perfil. ( ele vai se manter na disposição configurada antes)
Se você tiver que mudar a disposição do perfil, você vai clicar na barra superior>barra>descrever disposição e mudar a disposição da barra ( ela vai manter o mesmo perfil configurado)
BOA TARDE
TRABALHEI NO MEU PROJETO COM PILARES DO TIPO TRELIÇADO.
E EM TODOS AS TRELIÇAS SOMENTE OS APOIOS INTERNOS É QUE FORMA DIMENSIONADOS AS PLACAS DE BASE.
O OUTRO LADO/APOIO NA MESMA TRELIÇA NÃO FOI CONSIDERADO COMO LIGAÇÃO E NEM FOI DIMENSIONADO A PLACA DE BASE.
COMO DEVO PROCEDER PARA QUE O OUTRO APOIO SEJA DIMENSIONADO A PLACA DE BASE?!
Boa noite, faço uma pergunta concernente o contraventamento, o galpão que parede em bloco ou alvenaria nas laterais precisa dimensionar o contraventamento.
É relativo, se os blocos forem estrutural, você pode estar seguindo os procedimento contribuitivo adequados e considerar que o bloco sirva de contraventamento.
Caso sejam blocos normais, você deve ter o cuidado de verificar se a resistência do bloco esta adequada a solicitante de cotraventametno.
OUTRA SITUAÇÃO QUE PERCEBI FOI QUE NO MEU PROJETO TODAS AS LIGAÇÕES DO PÓRTICO COM O TERRENO FORAM CONSIDERADAS COMO PLACAS DE BASE.
NÃO TEVE DETALHAMENTO DA SITUAÇÃO DA LIGAÇÃO DOS CONTRAVENTAMENTOS (BARRA REDONDA).
E NEM A SITUAÇÃO DA LIGAÇÃO DO PILAR COM A TESOURA EM ARCO.
JÁ FUI EM LIGAÇÕES – GERAR…. E CÁLCULO – LIGAÇÕES – DIMENSIONAR…
E NADA.
COMO DEVO PROCEDER?!
No caso o cype só calcula 5 tipos de ligações diferentes
Ligações I. Soldadas com perfis laminados e compostos
Ligações II. Aparafusadas com perfis laminados e compostos
Ligações III. Soldadas para Edificação com perfis laminados e compostos
Ligações IV. Aparafusadas para Edificação com perfis laminados e compostos
Ligações V. Treliças planas com perfis tubulares
Tem todos as demais situações ele não calcula a ligação.
Você tem duas maneiras de resolver isso.
Ou calcula a pior ligação e vê qual comprimento de solda você precisa e adota para todos ( também pode agrupar por esforço)
Ou você manda soldar todo perímetro do perfil, por que se seu perfil esta passando a verificação de ELU a soldar todo perímetro também será garantia que a solda esta com comprimento correto !
BOA TARDE
NO DECORRER DAS AULAS FUI FAZENDO O MEU PROJETO NOS MESMOS MOLDES E AO FINAL DA AULA 18 DO CURSO, EU TAMBÉM FUI CALCULAR A MINHA ESTRUTURA LANÇADA E APARECEU A SEGUINTE MENSAGEM:
JA VEREIFIQUEI OS CÁLCULOS DE VENTO E NÃO CONSEGUI ACHAR ERRO ENTRE OS VALORES OBTIDOS NA PLANILHA E OS LANÇADOS NO PROGRAMA DE CÁLCULO CYPE 3D.
ACHEI ESTRANHO OS VALORES OBTIDOS NA PLANILHA BAIXADA NO SITE E TAMBÉM TENHO DÚVIDA SE A MINHA PLANILHA ESTÁ CORRETA, POIS AS CÉLULAS ESTÃO PROTEGIDAS E NÃO CONSIGO VER.
COMO DEVO PROCEDER?!
A primeira planinha estava com um erro que somava o CPI e o CPE, fazendo a carga de vento ficar maior do que realmente poderia ser considerada, onde na verdade eles o cpi é subtraido do cpe para encontrar o CP, nessa planilha revisada já esta corrigido.
No caso ela é protegida justamente para não poder ter alteração nas formulas e levar a um erro que não esteja dentro do nosso controle, mas sempre sugerimos que na utilização da mesma o usuário vá fazendo as verificações e reporte qualquer possível desvio de calculo que ela possa ter…
Em relação a mensagem verifique se hipótese criada com o nome V 0° não esta duplicada ou se foi esta sem nenhuma carga lançada.
Boa Noite.
Conferi.
Não há hipótese V0º duplicada.
Todos os panos possuem carga em V0º.
Meu galpão é pequeno: 21,0m x 33,42m com H=3,0m .
O CPI deu -0,30 lançado desta forma na planilha.
Assim as cargas de vento V0º pela planilha deram baixa (-0,92) no último 1/3 da área de cobertura.
E no vento V90º no último 1/6 da área de cobertura deu positiva (6,12).
É normal?!
NOSSA PLANILHA VAMOS ATUALIZANDO E MELHORANDO SEMPRE QUE ENCONTRAMOS ALGUMA COISA QUE PODEMOS MELHORAR, VOCÊ PODE UPAR FOTOS DAS DIVERGÊNCIAS PARA QUE EU ESTEJA VERIFICANDO?
OBRIGADO PELO RETORNO
error: Alerta: Conteúdo protegido!!
Política de Privacidade
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis. Além de ajudar na implementação e controle de nossas campanhas de marketing.
Necessidade dos Cookies
O cookie é necessário e deve estar ativado o tempo todo para atuarmos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709/2018, é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais e que também altera os artigos 7º e 16 do Marco Civil da Internet.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.
69 Comentários
Como faço para obter o certificado?
Não consegui identificar o motivo desse erro, não compreendi se foi algum lançamento ou algo que não está correto, até pq se fosse erro de lançamento, deveria ter aparecido em outras coordenadas tbm!
Desde já, obrigado pela atenção!
Bom dia Samyr,
Tenta engatar todos os nós internos e processar a estrutura.
Att
nada feito, não resolveu, existe algum e-mail que eu possa enviar o arquivo do cype para vc dar uma olhada se possível?
Bom dia, não estou conseguindo acessar o curso de Galpão em arco.
Bom dia Cleber, tudo bem?
poderia por gentileza entrar em contato com a adm do site?
o Zap é 37 91142786
Obrigado
Boa noite!
Na tesoura é possível articular as diagonais e os montantes, entretanto, gostaria de saber se é correto articular os extremos dos banzos?
Bom dia Breno, tudo bem?
Teoricamente não fará diferença, por que o princípio da treliça é que os elementos trabalhe principalmente esforços axiais, ou seja mesmo que exista um engaste ali os esforços não axiais não irão se alterar acentuadamente.
O que pode acontecer caso você mude para uma rotula é criar um mecanismo na estrutrua, por se tratar de uma estrutrura modelada tridimensionamente.
att
No caso dos pilares treliçado a Flambagem é configurada similar as treliças?
No nosso curso de pilar treliçado abordamos isso de forma mas profunda, mas de modo geral sim.
att
No caso do apoio da cobertura no pilar deverá ser considerado um coeficiente de engastamento nessa ligação para aliviar a torção?
No caso você pode ir dosando esse coeficiente de modo que essa torção seja absorvida por outras peças, por que nenhum esforço some da estrutura, ele simplesmente vai para algum outro ponto.
Em relaçao ao lançamento das Terças:No curso o valor de ey é colocado no eixo Local Z.Por exemplo para o meu perfil ey=14.9 mm.Mas pelo perfil o correto nao seria colocar no eixo locay y?Quando aplicado no Z o perfil fica flutuando mesmo apos a colocao correta do angulo e quando se aplica em y ele fica apoiado corretamente. (Foto).
Quanto mais próximo a centroide você deixar sua seção terá menos esforço de segunda ordem no perfil.
O bom de modelar ela da forma que vai ser executada é que voce acaba considerando os efeitos gerados por essa execução.
Caso queira deixar ela alinhada no centroide também não tem problema, por que temos os coeficientes de segurança que são para essas situações.
att
A pergunta não foi essa: quando coloco esse centroide e o ângulo ele fica flutuando e não encosta no banzo superior.
no caso das terças:Por mais que se tenha o cuidado ela fica um pouco elevado considerando o z=ey.Nao seria coerente deixar o z=0 e referenciar na base embaixo?ha alguma forma de corrigir isso?
Você pode deixar elas no eixo e sem inclinação, sem problemas…
att
QUAL A MODELAGEM CORRETA?
Nesse caso tanto uma quanto a outra esta rotulada, por que você botou todas as barras com rotulas no extremo.
Mas caso tirasse essas roturas e mantivesse os nós quadrados que representam engaste, tanto uma imagem quanto a outra seria valida, porém a que você lança o apoio externo do lado esquerdo, posteriormente vocE teria que dimensionar um pilar rígido suficiente para combater esses esforços, já a do lado direito possibilita o dimensionamento de pilares direto dentro do projeto.
att
No caso das ligaçoes entre estrutura metalicas e Pilares de Concreto devera ser considerada a ponta engastada ou rotulada?Como o programa entende isso ja que na pratica é engastada em chapa com chumbadores?
Demodo geral você que faz essa definição, lembrando que sempre buscando o equilíbrio da estrutura…
Por exemplo, se você engasta esses apoios, você acaba puxando um esforço de momento maior para eles e aliviando o centro da tesoura, vise versa, lembrando que tudo vai influenciar também, por exemplo, modelagem das treliças, altura da tesoura etc…
att
Qual das opcóes da figura se leva em conta para calculo das fundaçoes? Sao valores caracteristicoa? Em relaçao a um pilar de concreto se utilza a ocpao concreto para analise dos esforços ou nao é analisado pelo programa?
Para você encontrar o valor sem coeficiente você pode estar indo em combinação e Combinação Selecionada e escolher ou cada opção de carregamento separado ou escolher a opção deslocamento e pegar o somatório dos carregamentos de sua escolha.
Atte
Bom dia.Nao entendi.
Por que deslocamento?
Existem alguns detalhes de modelagem que eu até falo no curso, por exemplo:
Sua terça tem a mesma inclinação do telhado, isso na seção do perfil faz criar um excentricidade em relação a sua centroide causando assim um esforço de torção na peça, caso as extremidades estiverem totalmente rotuladas isso vai causar um movimento na peça, por isso no curso falo para botar um nó semi-rigido com cof de 0.2 , assim evitando que a equação de equilíbrio da estrutura de diferente de zero…
Com isso se a equação de equilíbrio for diferente de zero, temos uma estrutura hipoestática que se desloca no sentido do esforço predominante…
Quando eu articulo o travamento nos extremos e processo a estrutura ele nao passa conforme foto. So retirando essa articulaçao ques passa, mas se recomenda no curso a articulaçao.
Provavelmente esta tendo alguma torção que esta fazendo a preça girar…
Tire essas articulações e ponha um nó semi-rigido com baixo grau de resistência.
Veja como a estrutura irá se comportar.
Atte
Em caso da treliça curva apoiar em pilar de concreto quais as configurações?Ele consegue simular?
A treliça segue a mesma lógica.
Como faço para apagar e inserir novamente uma importação para dentro do cype 3D
No caso voce pode excluir todos os nós lançados, que automaticamente irá excluir as barras também. depois só fazer o mesmo procedimento de importação.
BOA TARDE! A VIDEO AULA DE GERAÇÃO DE DESENHOS ESTA CORTADA ELA NÃO EXPLICA CORRETAMENTE COMO VC CHEGOU NA GERAÇÃO
GOSTARIA DE SABER COMO VCS IRÃO SOLUCIONAR ESSSE MEU IMPASSE.
Boa tarde.
O curso que ensina toda essa parte de configuração da geração do desenho é o curso principal, galpão com mezzanino, todos esses detalhes assim como muitos outros estão nele…
Mas estou a disposição para te ajudar aqui pela plataforma.
Qual seria a sua dúvida em questão?
O Caminho para geração dos desenhos é
Arquivo>Desenho>Acrescentar desenho> ai você acrescenta o tipo de desenho que deseja e faz as configurações primárias ( o que voce quer que apareça no desenho, se é eixo ou real, escala, cota, assim como, penas de texto e visibilidade das layres previamente configuradas.) dando aceitar você ainda pode configurar um carimbo previamente definido assim como as layres do desenho propriamente dito).
Att
Boa tarde,
Você observou que a aula 24 tem parte 1 e parte 2?
A parte 1 da todo esse caminho que lhe passei de forma apresentada no vídeo.
Att
Boa tarde !
Tudo bem?
Vou verificar com o administrador dos vídeos.
Boa tarde!
professor apos lançar toda a estrutura me deparei os seguintes erros:
01 as açoes na hipotese V 270° não produzem trabalho exterior, reveja os dados intriduzidos.
02 foi produzido um erro pois a esbaltez da barra é maior que a esbaltez limite obs quando clico na barra para achar um perfil compativel ele não acha nenhum perfil compativel todas as barras da lista focam vermelhas conforme fotos.
Obs: não conseguir solucioar tais erros.
Boa tarde tudo bem?
Em relação ao primeiro aviso é por que você incluiu a hipótese de V270 e não introduziu nenhum carregamento para ela na sua estrutura…
O segundo erro preciso de mais informações para tentar te ajudar…
Caso seja opção de utilizar o tipo de contraventamento com dupla cantoneira em cruz conforme a imagem, como proceder nas informações para que possa ser aplicada no modelo de forma correta?
Tendo em vista que nenhuma das opções adicionais apresentada no CYPE 3D possui essa geometria.
Na prática como seria a utilização?
Para qual aplicação exatamente? para que talvez te de alguma alternativa.
Essa opção é caso eu considerar contraventar a lateral de um galpã.
Então, geralmente esses CV laterais trabalhão somente a tração, sendo assim você pode fazer um CV por tirante normalmente, ver qual é a área da sessão do perfil que esta passando e escolher um outro perfil de qualquer formato que tenha qualidade de aço e sessão igual ou superior a que esta passando …
Ate
Caso seja opção de utilizar o tipo de ligação conforme a imagem, como proceder nas informações para que possa ser aplicada no modelo de forma correta?
Tendo em vista que nenhuma das opções adicionais apresentada no CYPE 3D possui essa geometria. Na prática como seria a utilização?
Para qual aplicação exatamente? para que talvez te de alguma alternativa.
É possível a gente criar alguma disposição nova que não consta como opção no CYPE 3D?
Seja num projeto novo ou revisão de cálculo de um galpão já existente, é de prática incluir no modelo (CYPE 3D) os tapamentos laterais ou o melhor é realizar o cálculo desconsiderando os tapamentos (perfis e tirantes)?
Bom dia.
Como a maioria das coisas na engenharia é relativo…
Se tiver fechamento lateral você tem que considerar o carregamento oriundos das correntes de vento na lateral do galpão, essa consideração pode uma carga linear direto na lateral dos pilares, ai você não irá verificar as terças laterais, como também pode lançar as terças laterais e jogar um pano de carga sobre elas igual a gente faz no curso, que além do galpão você tem a possibilidade de verificar as terças…
O contra-ventamento lateral deve ser verificado, são muito importantes para estabilidade da edificação. As correntes de travamento já é mais tranquilo.
Boa noite,
Gostaria que esclarecesse uma dúvida, considerando barras redondas como tirantes ou perfis de contraventamento ou perfis tapamento lateral, é prudente utilizar:
FIG 1 = Rotulada com articular extremos
FIG 2 = Engastada com articular extremos
FIG 3 = Rotulada
1) Qual das opções é ideal para utilizar?
2) Tem alguma exceção ao utilizar em tirantes, contraventamento ou tapamentos lateral?
Bom dia!
1) Todas as 3 chegam no mesmo resultado estrutura, então as 3 estão corretas, ou seja , 3 formas de chegar no mesmo resultado…
2) Que seja de meu conhecimento não, a regra primária para elementos estruturais fixos é você manter sua estrutura sempre isostática ou hiperestática…
Como faço pra ligação do pilar metálico com a sapata ter um arranque de pilar (concreto armado), fazendo com que a fundação fique abaixo no nível 0,00?
Nesse caso você pode lançar um nível abaixo do 0 ( determine a profundidade) e lance um pilar de concreto armado até o nível inferior, no nível 0 você bota uma vinculação interna e passa a vinculo com exterior para o nível inferior, onde estará a sapata ou bloco.
atte
Professor. Não veio o Aplicativo Ciclone para cálculo de ventos no material e estou tendo dificuldade em encontra-lo. Você tem como enviar-me
arinospimentel@gmail.com
Bom dia.
Vou pedir para o suporte verificar na pasta disponível para os alunos, normalmente esta lá.
Caso não encontre favor entrar em contato novamente.
At.te
Professor. Caso eu tenha que modificar um perfil configurado, eu precisarei selecionar e descrever e descrever disposição novamente, ou tem a opção de alterar a peça na janela de perfis utilizados?
Consegui. obrigado
Bom dia.
Não sei se compreendi muito bem sua dúvida, mas vou tentar ajudar.
Se você tiver que mudar a Seção do perfil você vai clicar na barra superior>barra>descrever e mudara as informações do perfil. ( ele vai se manter na disposição configurada antes)
Se você tiver que mudar a disposição do perfil, você vai clicar na barra superior>barra>descrever disposição e mudar a disposição da barra ( ela vai manter o mesmo perfil configurado)
Abs
BOA TARDE
TRABALHEI NO MEU PROJETO COM PILARES DO TIPO TRELIÇADO.
E EM TODOS AS TRELIÇAS SOMENTE OS APOIOS INTERNOS É QUE FORMA DIMENSIONADOS AS PLACAS DE BASE.
O OUTRO LADO/APOIO NA MESMA TRELIÇA NÃO FOI CONSIDERADO COMO LIGAÇÃO E NEM FOI DIMENSIONADO A PLACA DE BASE.
COMO DEVO PROCEDER PARA QUE O OUTRO APOIO SEJA DIMENSIONADO A PLACA DE BASE?!
Ele não gerou por conta de ter o banzo e a diagonal chegando no mesmo nó.
Você pode criar um nó 10 cm acima desse existente e botar a diagonal chegando lá, ai provavelmente você irá conseguir gerar essa ligação.
At.te
Boa noite, faço uma pergunta concernente o contraventamento, o galpão que parede em bloco ou alvenaria nas laterais precisa dimensionar o contraventamento.
Bom dia.
É relativo, se os blocos forem estrutural, você pode estar seguindo os procedimento contribuitivo adequados e considerar que o bloco sirva de contraventamento.
Caso sejam blocos normais, você deve ter o cuidado de verificar se a resistência do bloco esta adequada a solicitante de cotraventametno.
At.te
OUTRA SITUAÇÃO QUE PERCEBI FOI QUE NO MEU PROJETO TODAS AS LIGAÇÕES DO PÓRTICO COM O TERRENO FORAM CONSIDERADAS COMO PLACAS DE BASE.
NÃO TEVE DETALHAMENTO DA SITUAÇÃO DA LIGAÇÃO DOS CONTRAVENTAMENTOS (BARRA REDONDA).
E NEM A SITUAÇÃO DA LIGAÇÃO DO PILAR COM A TESOURA EM ARCO.
JÁ FUI EM LIGAÇÕES – GERAR…. E CÁLCULO – LIGAÇÕES – DIMENSIONAR…
E NADA.
COMO DEVO PROCEDER?!
Boa tarde,
No caso o cype só calcula 5 tipos de ligações diferentes
Ligações I. Soldadas com perfis laminados e compostos
Ligações II. Aparafusadas com perfis laminados e compostos
Ligações III. Soldadas para Edificação com perfis laminados e compostos
Ligações IV. Aparafusadas para Edificação com perfis laminados e compostos
Ligações V. Treliças planas com perfis tubulares
Tem todos as demais situações ele não calcula a ligação.
Você tem duas maneiras de resolver isso.
Ou calcula a pior ligação e vê qual comprimento de solda você precisa e adota para todos ( também pode agrupar por esforço)
Ou você manda soldar todo perímetro do perfil, por que se seu perfil esta passando a verificação de ELU a soldar todo perímetro também será garantia que a solda esta com comprimento correto !
Espero te ajudado.
At.te
BOA TARDE
O MEU CERTIFICADO SAIU COM O APELIDO AUSRICRADO.
COMO FAÇO PARA COLOCAR MEU NOME COMPLETO?!
EM TEMPO…
…ESQUECI DE ENVIAR A MENSAGEM: “As ações na hipótese ‘V 0º’ não produzem trabalho exterior. Confira os dados introduzidos.”
BOA TARDE
NO DECORRER DAS AULAS FUI FAZENDO O MEU PROJETO NOS MESMOS MOLDES E AO FINAL DA AULA 18 DO CURSO, EU TAMBÉM FUI CALCULAR A MINHA ESTRUTURA LANÇADA E APARECEU A SEGUINTE MENSAGEM:
JA VEREIFIQUEI OS CÁLCULOS DE VENTO E NÃO CONSEGUI ACHAR ERRO ENTRE OS VALORES OBTIDOS NA PLANILHA E OS LANÇADOS NO PROGRAMA DE CÁLCULO CYPE 3D.
ACHEI ESTRANHO OS VALORES OBTIDOS NA PLANILHA BAIXADA NO SITE E TAMBÉM TENHO DÚVIDA SE A MINHA PLANILHA ESTÁ CORRETA, POIS AS CÉLULAS ESTÃO PROTEGIDAS E NÃO CONSIGO VER.
COMO DEVO PROCEDER?!
Boa tarde.
A primeira planinha estava com um erro que somava o CPI e o CPE, fazendo a carga de vento ficar maior do que realmente poderia ser considerada, onde na verdade eles o cpi é subtraido do cpe para encontrar o CP, nessa planilha revisada já esta corrigido.
No caso ela é protegida justamente para não poder ter alteração nas formulas e levar a um erro que não esteja dentro do nosso controle, mas sempre sugerimos que na utilização da mesma o usuário vá fazendo as verificações e reporte qualquer possível desvio de calculo que ela possa ter…
Em relação a mensagem verifique se hipótese criada com o nome V 0° não esta duplicada ou se foi esta sem nenhuma carga lançada.
At.te
Boa Noite.
Conferi.
Não há hipótese V0º duplicada.
Todos os panos possuem carga em V0º.
Meu galpão é pequeno: 21,0m x 33,42m com H=3,0m .
O CPI deu -0,30 lançado desta forma na planilha.
Assim as cargas de vento V0º pela planilha deram baixa (-0,92) no último 1/3 da área de cobertura.
E no vento V90º no último 1/6 da área de cobertura deu positiva (6,12).
É normal?!
BOA TARDE AUSRICARDO, TUDO BEM?
VOCÊ BUSCOU OS VALORES ONDE DENTRO DO CYPE.
NOSSA PLANILHA VAMOS ATUALIZANDO E MELHORANDO SEMPRE QUE ENCONTRAMOS ALGUMA COISA QUE PODEMOS MELHORAR, VOCÊ PODE UPAR FOTOS DAS DIVERGÊNCIAS PARA QUE EU ESTEJA VERIFICANDO?
OBRIGADO PELO RETORNO