Curso Projeto de Rodovias com Autocad Civil 3D do Início ao Fim
CURSO COM VIDEOAULAS E INSTRUTOR
APÓS A COMPRA O ALUNO RECEBERÁ UM EMAIL COM TODAS AS INSTRUÇÕES.
FICHA TÉCNICA
Nível: Básico ao Avançado
Público alvo: Engenheiros, Arquitetos, Estudantes, Técnicos e Afins…
Metodologia de Ensino: Exemplo Prático
Embasamento: Teórico/Normativo e Utilização de Software
Material Didático: Videoaulas e Material de Apoio
Idioma: Português
Emite Certificado: Sim
Carga Horária do Certificado (Equivalência): 60 Horas
Neste curso apresentaremos as principais ferramentas para elaboração de projetos de rodovias, disponíveis no software Autodesk Civil 3D.
O participante irá aprender a elaborar um projeto executivo de geometria nos padrões do Der (Departamento de Estradas de Rodagem).
Apresentaremos a interface do programa e como estão dispostas as ferramentas de projeto, importaremos dados de levantamento de campo, topografia, para a elaboração de superfície de terreno natural, criaremos alinhamento horizontal e vertical baseados em critérios de normas do DER, criaremos assembly – seção tipo de projeto, modelaremos o corredor – modelo digital da rodovia, criaremos notas de serviços, volumes de projeto, documentação do projeto, com articulação e folhas para impressão.
O CURSO DE CIVIL 3D PARA RODOVIAS MAIS COMPLETO DO MERCADO
SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O CURSO NO VÍDEO ABAIXO:
AINDA NÃO SABE NADA SOBRE PROJETOS DE RODOVIAS?
Este curso irá te deixar preparado a fazer um Projeto Completo, do início ao fim e atende a todos os níveis de conhecimento, independente se você está apenas começando ou se já tem experiência na área.
O curso foi elaborado para que pudesse se aproximar o máximo possível da experiência que um aluno teria em uma sala de aula presencial. Vídeo aulas explicando passo a passo todo o processo de elaboração de um projeto de rodovias, além de materiais complementares para reforçar o aprendizado.
Ao realizar a compra de nosso curso, na verdade você esta comprando acesso a uma área de membros onde você poderá baixar as aulas. A vantagem de ter acesso a área de membros, é que conforme sejam lançadas aulas complementares, elas já estarão disponíveis para você, não precisando realizar compra de pacotes adicionais (dentro do período de acesso do curso).
São lançadas novas aulas conforme venham surgindo novidades ou solicitações dos alunos. Além de todo conteúdo de nosso curso, procuramos estabelecer valores que estivessem de acordo com o cenário atual de nosso país, pois este momento, não permite que alguns profissionais disponham de grandes recursos para serem investidos em treinamento. Com certeza, você não encontrará um curso com esta abordagem pelos valores atuais praticados no mercado.
APRENDA A PROJETAR ESTRADAS E RODOVIAS
– VIDEOAULAS TEORICO NORMATIVAS
– UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE
-EXEMPLO PRÁTICOS COM PROJETOS REAIS
CONTEÚDO DO CURSO: PROJETO COMPLETO DE RODOVIAS COM AUTOCAD CIVIL 3D:
AULA 1 – VISÃO GERAL DO AUTODESK AUTOCAD CIVIL 3D
AULA 2 – INTERFACE DO USUÁRIO E CONFIGURAÇÕES
AULA 3 – IMPORTAÇÃO E ESTILOS DE PONTOS DO LEVANTAMENTO
AULA 4 – MODELO DIGITAL DO TERRENO
AULA 5 – DEFININDO O TRAÇADO DA RODOVIA
AULA 6 – CRIANDO ALINHAMENTO HORIZONTAL E DEFININDO A SUPERLARGURA
AULA 7 – CRIANDO O PERFIL LONGITUDINAL DE PROJETO
AULA 8 – CRIANDO A SEÇÃO DE PROJETO – ASSEMBLY
AULA 9 – CRIANDO O CORREDOR DA RODOVIA
AULA 10- GERANDO A SUPERFÍCIE DE PROJETO
AULA 11 – GERANDO SEÇÕES TRANSVERSAIS
AULA 12 – AJUSTANDO A SUPERELEVAÇÃO E GERANDO VOLUMES
AULA 13 – GERANDO ARTICULAÇÃO E FOLHAS DE DESENHO DO PROJETO
AULA 14 – ADICIONANDO INFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NOS DESENHOS
AULA 15 – GERANDO NOTAS DE SERVIÇO NO PADRÃO DER
AULAS EXTRAS
AULA 16 – MODELANDO UM TÚNEL NO AUTODESK CIVIL 3D
AULA 17 – MODELANDO UMA BARRAGEM ( DIQUE )
AULA 18 – GERANDO UMA SUPERFÍCIE ATRAVÉS DE ARQUIVO SRTM
AULA 19 – CRIANDO UMA INTERSEÇÃO EM NÍVEL
AULA 20 – COMO CRIAR DATA SHORTCUTS E COMO REFERENCIAR DATA SHORTCUTS NO CIVIL 3D
AULA 21 – CRIANDO UMA REDE DE DRENAGEM E SEUS PERFIS LONGITUDINAIS
AULA 22 – MODELAGEM DE PLATÔS COM BERMAS NO CIVIL 3D
AULA 23 – MODELAGEM DE PLATÔ COM DIVERSAS INCLINAÇÕES DE TALUDE (VARIÁVEIS)
AULA 24 – CRIAÇÃO DE LOTEAMENTO – PARCELAMENTO – PARTE 1
AULA 25 – CRIAÇÃO DE LOTEAMENTO – PARCELAMENTO – PARTE 2
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Engenheiro Civil Carlos Frutuoso
Engenheiro Civil, Consultor e Projetista de Novas Tecnologias em Projetos de estradas e Rodovias.
Experiência no desenvolvimento de projetos Geometria de Rodovias e de Vias Urbanas; Desenvolvimento de projetos de Terraplanagem de loteamentos;
Desenvolvimento de modelo 3D de projetos de rodovias através da ferramenta Infraworks. Desenvolvimento de apresentações de projetos de Infraestrutura
através do 3D Max Design; Elaboração de estudos de viabilidade através da ferramenta Infraworks. Desenvolvimento e implantação de padrões de apresentação de projetos e estrutura de trabalho em projetos de drenagem. Treinamento de equipes nos software Autodesk Civil 3D e Infraworks.
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Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Estadual de Campinas em 2001.
Doutorado-Sanduíche em modelagem computacional (análise não-linear), análise experimental e dimensionamento de elementos especiais de concreto na Universidade do Porto, Portugal, em 2003.
Doutor em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2004. Pós-doutor pela University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos, em 2006.
Pós-doutor pela University of Massachusetts Amherst, Estados Unidos, em 2015.
Em 2011, realizou estágios de curta duração em nível de pós-doutorado na École Politécnique Fédérale de Lausanne (Suíça) e na Technologic University of Delft (Holanda) com ênfase na análise e dimensionamento de estruturas especiais de concreto estrutural utilizando o Stress Fields Method e o Stringer-Panel Method.
Agraciado com a Primeira Menção Honrosa para Teses de Doutorado em Estruturas no ano de 2006, em concurso promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto.
Agraciado com o Prêmio Fernando Luiz Lobo Barbosa Carneiro Destaque do ano em Pesquisa de Concreto Estrutural em 2017, pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON).
É Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá, onde atua desde 2002, tendo ministrado as disciplinas de Resistência dos Materiais, Mecânica das Estruturas, Sistemas Estruturais, Estruturas em Concreto Armado e Protendido, Estruturas Pré-Moldadas e Projetos.
Autor de projetos estruturais, consultor em modelagens estruturais, laudos e ensaios experimentais.
Autor de diversos artigos científicos nacionais e internacionais, publicados tanto em congressos quanto periódicos indexados.
Membro do Conselho Editorial da Revista Acta Scientiarum e revisor da revista internacional ACI Structural Journal (Estados Unidos).
Atua em perícias estruturais, tendo participado em 2006, junto com colegas da University of Illinois, de laudo complementar sobre o colapso do Cassino Tropicana, Atlantic City, New Jersey, em 1994. Em 2008, participou do laudo sobre a queda frágil das 15 sacadas do Edifício Don Gerônimo, em Maringá-PR.
É membro do grupo de pesquisa GDACE/UEM (Grupo de Desenvolvimento e Análise do Concreto Estrutural Universidade Estadual de Maringá – http://www.gdace.uem.br). Ex-coordenador da área de Estruturas da Universidade Estadual de Maringá e ministrante de mini-cursos sobre concepção estrutural, estruturas pré-moldadas, análises numéricas com o Método dos Elementos Finitos (ADINA, DIANA e ATENA) e dimensionamento utilizando o Método das Bielas.
É Membro do Instituto Brasileiro do Concreto desde 2002 e membro do American Concrete Institute desde 2006, participando dos comitês 445 – Shear and Torsion e 447- Finite Element Analysis of Reinforced Concrete Structures.
É Membro do Comite CT301 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, desde 2007, com objetivo de Revisão da NBR6118 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento).
Membro da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE). Foi Pesquisador Produtividade (Nivel 2 e 1-D) do CNPq entre 2009 e 2016.
AVISOS IMPORTANTES
ESTUDE COM QUEM TEM EXPERIÊNCIA DE VERDADE.
CURSOS FOCADOS EM TEORIA E PRÁTICA!
ATENÇÃO: As regras abaixo não se aplicam a Templates, Softwares, Plugins e Planilhas.
ATENÇÃO:
APÓS A LIBERAÇÃO DA LICENÇA DE CURSOS, PLANILHAS E SOFTWARES, NÃO FAZEMOS DEVOLUÇÃO DE PAGAMENTO!
(TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS ANTES DA COMPRA PARA EVITAR TRANSTORNOS)
DIREITOS RESERVADOS! ESTA OBRA ESTÁ PROTEGIDA PELAS LEIS DE (C)COPYRIGHT
COMPRA DE CURSOS INDIVIDUAIS:
Tempo de acesso a Cursos Individuais: 36 meses (3 anos)
Tempo de acesso ao Tutor para Tirar Dúvidas (Curso Individual): 120 dias (4 meses)
Quantidade de vezes que poderá assistir cada aula: Ilimitado (dentro do prazo de uso)
COMPRA DE CURSOS EM KITS E COMBOS:
Tempo de acesso a Cursos em Kit/Combos: 60 meses (5 anos)
Tempo de acesso ao Tutor para Tirar Dúvidas (Kits e Combos): 180 dias (6 meses)
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NOVIDADE: AGORA OS CURSOS PODEM SER BAIXADOS!
(VOCÊ PODE ESCOLHER ASSISTIR AS AULAS NO WINDOWS, MACOS OU ANDROID)
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ESTE SISTEMA NÃO ACEITA USO DE ALGUNS SOFTWARES ENQUANTO ESTIVER ASSISTINDO AS AULAS DO CURSO, SENDO ALGUNS DELES: TEAM VIEWER, PROGRAMAS DE GRAVAÇÃO DE TELA, NAVEGADORES DE INTERNET, DENTRE OUTROS. (ESTES SOFTWARES NÃO PODERÃO SER USADOS SOMENTE ENQUANTO O VIDEO ESTIVER RODANDO, APÓS FECHAR O VIDEO FUNCIONARÃO NORMALMENTE).
O PROFESSOR TIRA DÚVIDAS SOMENTE DENTRO DO ESCOPO DO CURSO. PARA DÚVIDAS DE PROJETOS PARTICULARES, POR FAVOR ACESSE A GUIA DE CONSULTORIA AO VIVO.
IMPORTANTE: O USO DE DADOS FALSOS PARA CADASTRAMENTO E COMPRA EM NOSSO SITE, OCASIONARÁ EM BLOQUEIO IMEDIATO DO ACESSO AO CURSO, SEM DIREITO A DEVOLUÇÃO DO VALOR PAGO.
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INSCREVA-SE NOS CANAIS DA TUTORIAL CURSOS PARA RECEBER VÍDEOS, DICAS E CONTEÚDO GRATUITO:
Detalhes do Curso
- Numero de Lições no Curso: 1
- Provas ao Final deste Curso: 0
- Duração em Horas de Vídeo: 10 horas
- Nível de Aprendizado: Basico ao Avançado
- Idioma utilizado no Curso: Inglês
- Nº de Alunos Matriculados: 165
- Este Curso Emite Certificado? Sim
- Material Didático do Curso: Videoaulas
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MÓDULO 1 - ACESSO AOS DADOS E INSTRUÇÕES
25 Comentários
Se é configuração errada, como explicar que o fuso é o mesmo mas a faixa de coordenadas do arquivo estão fora da faixa de coordenadas do estado onde a rodovia é implantada?
Não dá para fazer um recorte no infraworks para poder continuar as aulas?
Senhores
Abri o google earth e verifiquei as coordenadas extremas do Estado e observei que as coordenadas E varia de 199000 a 430000, mas o arquivo enviado é da ordem de 500000 a 530000, ou seja fora da faixa e as coordenadas N variam de 7600000 a 8020000, e as do arquivo estão na faixa de 7000000 a 7300000. Não pode ser isso o motivo da poligonal estar posicionada sobre o oceano? Grato
O único motivo de seus pontos terem caído em local errado é configuração errada na importação. Temos vários alunos no mesmo curso, todos utilizando a mesma base, e ninguém teve o problema que vc está relatando. Peço que refaça a importação dos pontos, observando todas as configurações realizadas durante a aula.
Boa noite! Revi o que foi passado, mas aparentemente as coordenadas estão informadas corretamente, as coordenadas E estão com valores da ordem de 500.000 e as N na ordem de 7.000.000, conforme o arquivo anexado.
Não é possível fazer um recorte utilizando o infraworks e depois abrir no Civil3D e importar o mapa junto, ou enviar o arquivo que foi utilizado na aula que é uma nuvem de pontos que formam uma malha retangular?
Grato
Boa noite. Fiz o que foi recomendado abaixo, para resolver o problema da aula 5 onde a área de estudo ficou sobre o oceano, mas a configuração do sistema de coordenadas estava correto, Sirgas zona 24S, mesmo assim, alteramos e voltamos para a coordenada e zona indicada na aula, mas a área de estudos continua sobre o oceano a cerca de 700 km do local onde deveria estar. Não há necessidade de configurar o sistema de coordenadas do mapa também?
Bom dia professor, tudo bem?
Estou criando a superfície do terreno, e tentei colocar as setas de indicação de declividade, mas a superfície ficou toda colorida e as setas não apareceram. Poderia me ajudar, por favor?
No estilo da superficie, va na aba display e descongela o layer slope arrows
Vc controla tudo que aparece pelos layers
Bom dia!
Estou iniciando a aula 5 de rodovias Civil3D e ao habilitar o mapa, a área de traçado da rodovia, configurada para o Sirgas200 24s ficou deslocado em 700 km, sobre o oceano. Como não foi pedido o sistema de referencia do mapa (imagem) penso que deve ser necessário fazer o ajuste. Como posso fazer isso. Segue a imagem abaixo.
Na Toolspace, va na aba settings…clique em cima do nome do desenho e va na opção drawing settings…configure o sistema de coordenadas…depois digite o comando units e veja se as unidades estao em metros.
Clique com o botão direito no nome do desenho e va em drawing settings
Na Aula 4, foi dada uma faixa sinuosa de nuvem de pontos, mas ao gerar as superfícies (curvas de nível) há a interpolação de pontos mesmo fora da faixa, que cria uma superfície irreal. Como corrigir isto?
Para resolver esse problema da criação de triangulos excedentes, você pode limitar as distancias de triangulação…..aonde esta marcado, coloque Yes e depois tente uma distancia de uns 40 metros e veja como fica….ai é só ir ajustando…..
Tem como gerar as curvas de nível a partir de recorte do mapa do google earth?
Na aula 4, ao gerar a superfície foram traçadas curvas de nível alem do limite da nuvem de pontos, porque isso ocorre?
Bom dia! Estou fazendo a aula 3 e como instalei o civil3d 2023, ao clicar com o botão direito sobre o projeto não tenho a opção de fazer a configuração dos pontos singulares e layers conforme a aula. Como devo proceder para acessar estas configurações? Grato
Professor…bom dia … não tenho o Template de malha para insirir no meu projeto…uma duvida o tamplate que o Sr inseriu no projeto da video aulas , serve para qualquer projeto ? Por favor me mande o Tamplate…
Bom dia Aloisio.
Neste caso não existe template pronto. O template é apenas um pacote de estilos pré configurados e algumas normas de geometria pré configurados tambem…….. Quem deve verificar se os templates atendem a seus projetos é o Projetista.
Professor, em uma situação de um alargamento de um segmento da plataforma, alargamento da seção para implantar uma parada de ônibus por exemplo, como faço para a seção entender o alargamento de uma determinada faixa?
Na seção tipo há diferença se colocar as condicionais após o dreno?
Professor, observei que na distribuição da superelevação o Template DER fez a seguinte distribuição: No exercício, na primeira curva a direita , no ponto TSD e ST o Template considerou 0,0% no bordo interno, ou seja, o bordo interno antes de TSD e ST já apresentava inclinação -2%, inclinação foi a 0% e para depois voltar novamente a -2% no bordo interno. Entendo que nestes pontos o bordo interno deve ficar continuar com a inclinação padrão da tangente, ou seja, -2%. Estou certo? Caso queira ajustar as inclinações, alterou diretamente na tabela de superelevações e rodo o corredor novamente?
A melhor forma de analisarmos isso, é gerando o gráfico de superelevaçao…vou analisar e dou um retorno….
Professor bom dia! , envio anexo duas dúvidas, grato pela atenção!! abs.
Professor Frutuoso, antecipadamente agradeço o apoio nas dúvidas, forte abraço.
Genivaldo.
Boa tarde Professor, tudo bem?
Dúvida 1:No tutorial consta zona do projeto como 24S, não seria 24K, Iconha/ES ?
Dúvida 2: O dimensionametno da superlargura foi visto no tutorial antes da criação do corredor, agora já estou na aula 11 do curso onde foi carregada e aplicação a superlargura no corredor, gostaria saber nesta fase pós aula 11 como faço para alterar o Veículo de projeto sem precisar refazer o projeto?
Obrigado!
A zona de projeto é 24S mesmo…..
Para alterar os parâmetros de calculo da super largura, clique no alinhamento paralelo que define a super largura, botão direito e vá em Edit Offset parameters
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Nessa janela você consegue alterar os parametros utilizados para os calculos
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Clique em Add Automatic Widening…… na janela aberta você consegue alterar os parametros e aplicar em todo o alinhamento
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Boa tarde, Adquiri este curso e fiz downloads das aulas. Paralelamente, desenvolvi um projeto de estrada de 1km para fins de desmembramento de uma área em glebas. A estrada é sinuosa de raios pequenos, aproveitando o traçado de uma estrada rural. Os pontos topográficos foram gerados pelo Global Mapper. Adotei somente curvas circulares com 2 pistas de 3,60 ao invés de adotar 3,00 com superlargura. As curvas são tão próximas que preferi adotar 3,60 para alcançar a superlargura dos 3,00. Consegui desenvolver até a aula 14. A partir da aula 15, mantendo o projeto que desenvolvi até a aula 14 com a superfície de TOPO (invisível) e DATUM criadas, não consegui gerar outra superfície como a aula explica. Quando seleciono o corredor / corredor superfície abre a janela para criar a superfície, mas já tem criado a TOPO e DATUM e não como na aula que esta janela está vazia, sem nenhuma superfície gerada. Também na criação da nova assembly usando as subassemblys especiais do DER, quando insiro o TALUDE_NOTA_DE_SERVIÇO_DER nas extremidades do acostamento, só aparece os MarkPoints, não tem os alinhamentos dos taludes de aterro e corte. Como posso obter um suporte para as minhas dúvidas?